Aplicativos do viajante

Viajar sem a orientação de uma agência de turismo ou de guias locais está cada vez mais fácil. Desde a procura e compra de pacotes até o relato de um passeio, o turista tem à disposição uma série de aplicativos para computadores, tablets e smartphones que tornam a viagem mais segura e interessante. Eu não consigo me imaginar sem minha parafernalha digital!

Confira a minha sugestão de aplicativos imprescindíveis para o viajante:

Skyscanner

skyscanner

Por meio desse aplicativo, o usuário consegue pesquisar horários, disponibilidade e preços de voos de todo o planeta. Ao final da pesquisa, será levado ao site da companhia aérea ou da agência para efetuar a reserva e/ou a compra do bilhete, além de ativar o rastreamento de promoções relâmpago. Muito prático!

(Gratuito)

Google Maps

google maps

Utilizo o Google Maps durante a montagem de meus roteiros, em que faço a marcação das atrações e trajetos no mapa de cada cidade. O mesmo mapa pode ser criado, acessado ou alterado de maneira sincronizada por meio de computadores, tablets e smartphones, bastando o usuário fazer o login em uma conta Google.

(Gratuito)

TripAdvisor City Guides

trip advisor

Esse aplicativo junta várias facilidades. O turista tem à disposição guias gratuitos das principais cidades do mundo, contendo sugestões de atrações, hotéis, restaurantes, passeios a pé, pacotes locais etc. Tudo isso pode ser marcado em um mapa, o qual serve de guia para os passeios. Essas sugestões são acompanhadas de avaliações de viajantes do mundo inteiro. Outro ponto forte desse aplicativo é a possibilidade do viajante poder registrar o trajeto, fazendo check-ins, enviando postais digitais e efetuando avaliações dos locais. Pode ser usado no modo offline, necessitando de conexão apenas para atualizações, check-ins, entre outros. Seu conteúdo é construído com base na avaliação de turistas, portanto não apresenta os jabás comumente encontrados nos guias pagos.

(Gratuito)

Triposo

triposo

Embora não seja tão completo como o TripAdvisor City Guides, o Triposo possui guias gratuitos com informações mais detalhadas sobre as atrações. Essas informações são alimentadas por usuários e por textos provenientes do Wikipedia. Alguns pacotes locais podem ser comprados por meio do aplicativo. A maioria dos seus recursos pode ser acessada no modo offline.

(Gratuito)

Tripit

Tripit icon

O Tripit é fantástico! Com ele, defino os locais para onde vou, especificando datas, horários, voos, hotéis, entre outras utilidades. Além disso, determino a ordem das atrações, o tempo de permanência em cada uma delas e incluo informações diversas. No final do planejamento, envio o relatório para os meus companheiros de viagem. Possui outras facilidades interessantes como identificação de reservas e localização de voos. Muito bacana!

(Pago)

Lista de Viagem

travel list

Crie listas de bagagem na forma mais prática, rápida e segura. Com o aplicativo Lista de Viagem, você pode definir uma check list com itens pré-definidos e acrescentar seus próprios itens, organizados em categorias. Além dessa função, também poderá montar seus roteiros de viagem. Graças ao Lista de Viagem, acabei com a paranoia de conferir a mala várias vezes com medo de estar deixando algo para trás.

(Pago)

Mapas

mapas

O Mapas é um aplicativo indispensável para o turista. Por meio de dados via GPS, identifica a posição atual do usuário, além de sugerir trajetos a pé, de carro ou por meio de transporte público. Utilizo o Mapas da seguinte forma: assim que chego a uma cidade, procuro por uma conexão de internet e situo a minha posição no mapa. Em seguida, faço uma varredura por toda a área urbana pretendida, desconectando-me logo depois. Dessa forma, consigo navegar por todo o espaço varrido, sempre identificando minha posição, que é definida por um ponto azul.

(Já vem incluído no iPhone)

Day One

day one

Esse aplicativo é fundamental para os blogueiros de viagem. Funciona como um diário. À medida em que passo pelas atrações, faço o registro do local, incluindo informações diversas, uma fotografia e o horário da visita, este definido automaticamente. Caso exista uma conexão de internet, é possível marcar a localização no mapa (intermédio do Foursquare) e registrar a temperatura. Muitíssimo útil para relatos de viagem.

(Pago)

Instagram

instagram

Essa rede social é meu aplicativo favorito. Com ele, fotografo as atrações e momentos mais marcantes, aplico um belo filtro e, caso eu tenha uma conexão de internet, publico as imagens imediatamente. Há a possibilidade de compartilhamento automático no Facebook, no Twitter, no Foursquare, no Tumblr, no Flickr ou por e-mail.

(Gratuito)

Skype

skype

O Skype revolucionou o mercado das chamadas a longa distância, sobretudo internacionais. Por meio dele, é possível fazer ligações entre computadores, tablets e smartphones utilizando apenas uma conexão à internet. Adquirindo créditos, o usuário poderá ligar para um número de telefone fixo ou celular, seja a partir do computador, do tablet ou do smartphone, pagando uma tarifa bem mais reduzida, praticamente igual à de uma ligação local. Nesse caso, também é preciso ter uma conexão à internet.

(Gratuito)

Smart Coin

smart coin

Chega de ficar multiplicando por 7, dividindo por 0,4 ou cortando três zeros. Com esse conversor, você confere o câmbio de mais de 175 moedas, com resultados claros e rápidos. Pode ser utilizado no modo offline, mas é importante uma conexão à internet para que seja feita uma atualização diária, baseada nas taxas do Banco Central do Brasil.

(Gratuito)

musiXmatch

musiXmatch

Uma viagem memorável pode ser ainda mais memorável. Sabe aquele momento em que você está em um lugar e uma música toca repetidamente? Certamente essa batida vai se tornar a trilha sonora da sua viagem. Não tenha dúvidas do nome da música ou do artista: utilize o musiXmatch para identificar o que está tocando, com direito à exibição da letra em tempo real. Você pode salvar a informação nos favoritos ou publicá-la nas redes sociais. Necessita de uma conexão com a internet.

(Gratuito)

  1. Mariana

    Oi. Meu nome é Mariana e recentemente descobri um aplicativo incrível chamado Diário de Viagem para Windows Phone. Eu particularmente adorei. Não viajo mais sem ele. Esta ai o link se vocês se interessarem: http://www.windowsphone.com/pt-br/store/app/diário-de-viagem/3cc86ba9-269e-44fb-81da-399906d00

  2. Josefa Cecinha de Mendonça

    ola Alexandre Paiva gostaria de conversas com você sobre a sua aventura em Viena. Amei. Já visitei Viena três vezes.Cecinha meu email parismen@hotmail.com

    • Alessandro Paiva

      Oi, Josefa! Que bacana, hem! Viena tem muita coisa para se fazer… Tentei ir a um monte de lugar, mas acho que não vi nem um quinto, rsrsr! Mas me escreve sim, conte tudo o que você sabe 🙂 E fique à vontade para postar comentários no post.

      Abraço e muuuuito obrigado!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s