Sobre mim

alessandroperfilUm dos grandes ensinamentos que tive dos meus pais aconteceu em julho de 1984: aprendi a gostar de viajar. Carregaram eu e minha irmã nas costas e saíram em uma jornada cheia de escalas e aventuras pela Bolívia. Nessa façanha, viajamos 24 horas num ônibus de Belo Horizonte a Campo Grande; pegamos um trem até Corumbá; cruzamos a fronteira com a Bolívia e, na cidadezinha de Quijarro, embarcamos no “Trem da Morte”, descendo em Santa Cruz de la Sierra; subimos a Cordilheira dos Andes numa viagem de 18 horas rumo a Cochabamba, com direito a apenas uma parada, apertados em uma jardineira prestes a cair despenhadeiros abaixo; seguimos para La Paz num confortável trem de dois vagões; esticamos até a fronteira com o Peru e retornamos para nossa casa, felizes, sãos e salvos. Eu tinha apenas onze anos de idade e minha irmã, seis. Foi uma lição e tanto! Dessa viagem, não me esqueço de nada, mesmo tendo se passado tantos anos. Lembro-me dos trajetos, dos nomes das cidades, das atrações, das curiosidades, dos fatos.

Nos anos seguintes, as aventuras continuaram. Exploramos o nordeste brasileiro acomodados no querido Chevette 80 e participamos de tantas outras excursões pelo território nacional e pela América do Sul. Aos poucos, eu me “graduava” em turismo, ansioso por explorar o mundo. Conheci o Caribe, boa parte dos Estados Unidos e morei um tempinho em Roma, na Itália.

Mesmo tendo ido a tantos lugares, eu nunca havia feito um relato sobre minhas experiências turísticas. E foi inspirado numa viagem que fiz a Paris, em janeiro de 2010, na companhia do meu amigo Élcio, que comecei a escrever este blog. Pesquisei bastante sobre a Cidade Luz e montei um roteiro bem proveitoso, curtindo ao máximo cada atração, embora tivéssemos deixado de ir a muitos lugares. Foi sensacional!

Iniciado na cultura turística pelos meus pais e encantado com a viagem a Paris, decidi que viajar será uma atividade que terei agendada para o resto da minha vida. Enquanto eu puder bater perna, vou sair mundo afora com minha máquina fotográfica e retornar cheio de novidades, as quais espero compartilhar com todos.

Um grande abraço e boa viagem sempre,

Alessandro Paiva

logo-fui-e-vou-voltar-final

contato@fuievouvoltar.com

Salvar

Salvar

Salvar

  1. Celma

    Oi Alessandro! Nossa que máximo! Com certeza serei “seguidora”. Aliás, utilizei muito do seu roteiro na minha viagem ano passado e ajudou demais da conta.

    Beijo! Aguardo outros relatos

    Celma

  2. Junior

    Olá Alessandro!
    Sensacional toda a sua viagem. Confesso que viajei na imaginação junto ao ler e ver as imagens.
    Pretendo ir a Europa em breve e Paris, claro, é minha paixão!
    Vou usar bastante do seu roteiro ok?
    Obrigado pela oportunidade!
    Forte abraço!
    Junior

    • Alessandro Paiva

      Oi, Junior!

      Eu é que agradeço! E olha que minha viagem foi simples. A próxima será muito mais bem planejada e mais barata.

      Boa viagem!

  3. weslley

    Oi Alessandro seu post foi realmente muito bacana me coloquei no seu lugar e senti até as dores no pé de tanto que viajei lendo seu relato, então vou pra Paris dia 03 de janeiro do próximo ano gostaria de saber como é o inverno de lá que tipo de roupas vc usou se chovia muito estas coisas.
    Obrigado.

    • Alessandro Paiva

      Olá, Wesley!

      Sobre Paris em Janeiro, é a época mais fria do ano, mas supertranquilo de suportar. Quanto às roupas, eu fazia o seguinte:
      • Blusas: uma camisa de malha (de preferência de mangas compridas) com uma de lâ ou moletom por cima e, para finalizar, uma jaqueta mais forte ou blazer.
      • Calça: você pode usar uma calça comum (jeans, brim) e colocar uma calça de frio por baixo. Essa calça por baixo você acha em lojas especializadas de esportes ecológicos. Mas achei um pouco caro e tive uma solução muito boa, embora embaraçosa (rsrs): usei meia-calça! Funcionou e ninguém via (rsrs). Meu amigo que foi comigo usou só uma calça comum mesmo, sem outra por baixo, e não reclamou.
      • Luvas, gorro, cachecol (muito importante) e meia mais grossa.
      • sapato confortável para aguentar as longas e boas caminhadas.

      Lá choveu no dia em que fomos a Versailles. Sendo bem sincero, não atrapalhou em nada, mesmo porque foi uma chuva fraca. Caso você ache prudente, leve um guarda-chuva.

      No mais, é isso. Aproveite bastante, tenho certeza de que você vai adorar a viagem e querer voltar a Paris mais vezes.

      Abraço,

      Alessandro

  4. cynthia

    Ola Alessandro adorei o seu post. Estou indo em Outubro para Europa e suas dicas estao valendo muito!!! Obrigada, Cynthia

  5. Fernando

    Fala Alessandro… Mto bom o seu blog hein !! Parabéns…

  6. Roberta

    Alessandro, adorei o blog…..continue compartilhando suas experiências de viajante…certamente vão auxiliar muitas pessoas…e as fotos são um caso à parte….muito boas….

  7. Rodrigo Viana

    Caríssimo Alessandro,

    adorei o blog: textos legais, pontuais e instigantes. Nada dessa chatice rebuscada que vemos por aí…Ponto altíssimo: as belas fotos. Dizem bem dos lugares e das pessoas. Obrigado por compartilhar suas experiências conosco.
    Abraços.
    Rodrigo Viana

  8. Ivo Silveira

    Oi Alessandro!!
    Vou a Buenos Aires em janeiro, tenho lido varios blogs e anotado informações, dicas e fazendo meu roteiro, li seus comentários sobre lugares conhecidos com a sua visão, acrescentei o Jd Botanico, geralmente fico em Hostel Internacional, pq tem meio que um padrão de serviço, o que vc achou do Ritz , atendimento, café, quarto, cama, banheiro, ainda não fechei esse item grato pela atenção, grande abraço e parabens por compartilhar suas viagens!!..

    • Alessandro Paiva

      Olá, Ivo!
      Como eu já disse a outras pessoas, o Ritz é um hotel mais simples e de atmosfera mais jovem. A estrutura me atendeu em tudo, seja em atendimento, café da manhã, quartos, banheiros etc. Não é um hotel luxuoso, mas até charmoso. Eles se esforçam em proporcionar certo entretenimento e tudo mais, mas isso não é o mais importante, afinal estamos em uma cidade não para conhecer um hotel, e sim o que ela tem para oferecer. Eu gostei e recomendo. Ficou muito em conta e a localização é perfeita.
      Abraço e ótima viagem!

  9. Olá Alessandro! adorei os eu blog! super organizado! parabens! e vamos trocar impressoes digitais!! abraços! Dorly

  10. Janaína Braga

    Amigo……kd o post sobre a Turquia??? Quero saber tudoooo!!!! Saudades!!

  11. silvia lessa

    Alessandro, maravilha o blog. Desperta uma boa viajada mental. Quero ir nos lugares onde você “fui e vou voltar”

  12. Lovely blog! You may I ask how I understand it hahah, but I live in Uruguay so I’m fluent in Spanish and I can sort of speak Portuguese. Have you ever travelled to Russia? If you haven’t you should visit my blog! I’m Russian and write a lot about my home country. Cheers.

    • Alessandro Paiva

      I have already been to your blog and just posted a comment 🙂 I’ll set a link to it! Loved it! And guess what: me and my friend are probably going to Russia on march 2013! I’ll read everything on FROM RUSSIA WITH LOVE, surely will 🙂 Get ready for a 1.000 questions!

      Thanks for following, soon I’ll post about Berlin.

      See ya 🙂

  13. Oh thank you!!! A link?! Oh my gosh, yaay! Thank you so much 😀 Any questions, doubts, or concerns about the mysterious land of Russia – just contact me.

  14. Tania

    Oi, gostei de seu blog..
    Em que período vc foi a Alemanha???
    Eu, se tudo der certo vou em meados de agosto a setembro

    • Alessandro Paiva

      Oi, Tania! Muito obrigado pelo comentário. Fui à Alemanha no ano passado. Estive em Munique (janeiro) e em Berlim (março). Olha, é bom demais! Berlim, então, é de deixar sem fôlego!

    • Alessandro Paiva

      Ah! Tania, havia me esquecido. Visite o blog Viva Berlim (http://vivaberlim.com). Tem muita informação importante lá. E boa viagem, viu! 🙂

  15. Olá Alessandro, tudo bem?
    To passando aqui pra deixar um alô e dizer que seu blog me ajudou bastante nos últimos dias. Neste momento estou em Veneza com minha esposa e acabo de voltar de Florença e Roma… Seus roteiros me ajudaram tanto que me inspiraram a fazer meu próprio blog. Quando puder, dê uma passada lá:
    http://www.batalhaspelomundo.wordpress.com

    O blog está meio amador ainda pq eh primeira vez que faço algo parecido, mas esta ficando bem legal e tenho atualizado mais ou menos em tempo real.

    Vi também que vc visitou recentemente as mesmas cidades estrangeiras que eu… De 2011 pra cá estive em Paris, Londres, Praga, Istambul, Roma, Florença e agora estou em Veneza, me preparandompara ir a Barcelona e Madrid. Sempre numa media de 5 dias em cada. Pelo que vi vc deve estar já em alguma dessas cidades agora ou chegando lá. Se quiser trocar um idéia me manda uma mensagem pelo meu blog!

    To até pensando em escrever um blog contando experiências de viagens passadas quando voltar ao Rio. Quem sabe…

    Um grande abraço,
    Alessandro Batalha (seu xará)

    • Alessandro Paiva

      Oi, Xará! Que bom que pude ajudar! E vc acertou, estou em Madri, rsrsr! Passamos por Barcelona antes, em seguida vamos para Praga e Amsterdam. E vou seguir seu blog. Grande abraço!

      • Obrigado pela resposta! Imagino que vc jah tenha tudo muito bem planejado, mas como vc esta em Madrid, se eu puder te dar alguma dica que possa agregar algo de diferente, de uma olhada neste site:
        http://www.rutadelcocidomadrileño.com/

        Eh uma dica de uma amiga espanhola, de Madrid.

        Se vc tiver planejado fazer algum bate-volta e quiser alguma dica, tmb posso tentar ajudar…
        Por falar em bate-volta, em Praga o bate volta indispensável eh para Kutna-Hora! Se vc nao pretendia fazê-lo e tiver um dia sobrando (coisa difícil) eu recomendo muito! Fica muito perto de Praga, de trem, e além da famosa igreja de ossos, a cidade eh lindíssima, bucólica e com paisagens incríveis… Ainda dá pra voltar cedo pra praga eh pegar uma night ou jantar sem problemas.
        Abraço e boa viagem!

      • Alessandro Paiva

        Vamos lá sim! Esses roteiros bate e volta são indispensáveis. Hoje mesmo fomos a Toledo. Muuuito bacana! Xará, muito obrigado! E quero ver mais post no seu blog 🙂 Assim que eu chegar no Brasil, coloco um link para ele no meu. Abç!

  16. Marina

    Caro Alexandre,
    Meu marido e eu iremos para Istambul no próximo domingo. Lemos seu blog e ficamos encantados com a forma interessante e objetiva q vc descreveu sua viagem. Somos um casal “bem vividos” (rsrsrsrs), gostamos de viajar e experimentar tudo q a cidade pode oferecer – até uma babadinha….Bem, gostaríamos de saber se seria interessante contratarmos um guia, apenas por um dia, para dar “aquela geral”na cidade? Ensinar como usar o transporte na cidade, coisas desse gênero… O q vc acha? Ficaremos em Istambul 5 dias inteiros, tá de bom tamanho? Obrigada pela sua atenção! Abçs! Ps. Somos tb mineiros. De bh, uai!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Marina! Um guia é sempre bom! Só não sei onde exatamente você pode encontrar um. Talvez o hotel mesmo indique um para vocês, inclusive na língua portuguesa. Vale a pena sim. Vocês terão informações mais completas e seu passeio será impecável. Quando vocês retornarem, deixem a dica aqui de como fizeram, isso, por favor. Cinco dias dão para ir aos principais pontos, só os aconselho de não deixar de fazer o cruzeiro pelo Bósforo. No mais, mesmo com as barreiras linguísticas e culturais, passear em Istambul é muito tranquilo. Ainda mais agora, com essa invasão brasileira por causa da Salve Jorge. Deve ter turco falando português demais da conta, rsrsrs!

      Abraço e uma ótima viagem para vocês! 🙂

  17. Pedro Perini

    Oi, a convite da Ana Paula, vim conhecer o seu blog. Achei as fotos lindas. Impressionam. Gostei também dos roteiros. Desejo a você novas viagens. Abraços

    • Alessandro Paiva

      Oi, Pedro! Muito obrigado pela força! Por falar em fotos! breve posto sobre Barcelona. Impossível utilizar poucas fotos para narrar sobre aquela cidade. Abraço!

  18. Claus

    Fui pela primeira vez à Roma em marco desse ano e fiquei fascinado. Porém gostaria de retornar próximo ano e ir até Florença. Por esse motivo gostaria de abre quanto tempo é necessário para conhecer essa cidade e como faço par ir a partir de Roma. Obrigação muito bom seu blog.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Claus! Obrigado pelo comentário! Quando fomos a Florença ficamos apenas dois dias. Chegamos em uma manhã e partimos no dia seguinte, por volta das 19h. Como encontramos um amigo italiano que eu não via há mais de 11 anos, acabamos “gastando” mais tempo, afinal precisávamos colocar os assuntos em dia, rsrsrs! De qualquer forma, dois dias são suficientes para um roteiro básico, entretanto, há muita coisa bacana, como a Casa de Dante, que não tivemos tempo para visitar. Sugiro, então, três dias para um roteiro tranquilo e bem abrangente. Para ir até lá de Roma, a melhor maneira que encontramos foi de trem, que partiu de Termini. Tem ônibus também, mas acho que demora mais. Confira os horários e valores dos bilhetes de trem em http://www.raileurope.com.br/train/italiana-de-alta-velocidade-trens?cmpid=PS020401&gclid=CNXVtt3F6bcCFWRp7Aodn2QAEg

      Abraço!

  19. Amei sua descrição e me apaixonei pela sua primeira viagem! Ainda farei essa viagem para os Andes! Tenho vontade de conhecer o mundo com minha câmera na mão, assim como você, e também adquiri essa vontade viajando com os meus pais! hahaha
    Boa viagem!

  20. Nadejda

    Parabéns Alessandro!!! Que maravilha!!! Amei seus relatos de viagem e aventuras pelo mundo. Obrigada por compartilhar conosco suas experiências. Vou ficar aguardando a próxima viagem e quem sabe um dia me juntar ao grupo 😉 Bjs.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Tati! Eu é que agradeço tanta gentileza 🙂 E sinta-se sempre convidada a juntar-se ao grupo.

      Bjs!

  21. Ei Alessandro! Maravilhoso seu Blog. A sensação ao ler é que estamos viajando junto com você, pela riqueza dos detalhes descritos. Parabéns!

    Grande bjo

    Elzira

  22. Stefânia Marins de Oliveira

    Oi Alessandro! Eu e meu marido vamos para a Itália no fim do ano, daí eu estava fazendo pesquisas e achei seu blog! Que delícia! Adorei! Porém, o melhor mesmo foi descobrir que seus pais são de Bom Jesus do Galho, pois os meus também são (li no post sobre Florença)! Quase morri! rsrsrs

    Abraços!

    Stefânia

    • Alessandro Paiva

      Ah, não, Stefânia! Impossível! Bonja é um ovo! Ahahaha! Se der, depois me manda um e-mail contando que são seus pais. Com certeza meu pai e meus tios os conhecem 🙂 E muito obrigado pelo comentário! Torço para que sua viagem seja um sucesso! Se tiver dúvidas, não se acanhe em perguntar, que terei o prazer em tentar ajudá-la. Abraço!

  23. Léa Suely

    Oi Alessandro ! Parabéns, achei o seu blog demais, o melhor do que encontrei até agora sobre Roma. Vou em abril/16 com amiga e pela idade (mais de 70) e idioma será de pacote, dp vamos pra Paris. Como quero explorar melhor Roma vou antes do grupo, chego dia 16/04 bem cedo e encontro o grupo em 19/04. Vou seguir o teu roteiro e adaptar pq pelo pacote terei 2 dias livres. Vc ficou hospedado no Termini vou ficar no metro Manzani, vi que vc usou onibus, como faço pra descobrir os onibus ou metro que passam nos pontos turisticos, não vou ter como pedir informação nas ruas por causa do idioma. Se vc puder me dar o nome de algumas vias importantes pra chegar nos pontos eu olho no google maps pra tentar me localizar. Nos onibus tenho sempre que validar o ticket antes de subir ? É dificil fazer isso ? Agradeço muito se puder me ajudar. Um grande abraço

    • Alessandro Paiva

      Oi, Léa! Muitíssimo obrigado pela visita ao blog 🙂 Você ficará hospedada no Hotel Manzoni da Via Balilla, certo? A parada final de ônibus fica de frente para a estação Termini. Grande parte das linhas que partem de lá vão às principais atrações da cidade. De qualquer forma, procure usar sempre o metrô.

      Em relação às linhas de ônibus, não me lembro dos trajetos. Utilizei um livrinho dos ônibus que comprei em uma banca, o qual não tenho mais 😦 Mas tem um site com boas dicas:

      http://dicasderoma.com.br/c/transporte-roma-onibus-metro-passagem-164.html

      Dê uma olhadinha nesse blog também:

      http://www.paraviagem.com.br/como-se-locomover-em-roma-na-italia/

      Por fim, olhe o Melhores Destinos:

      http://guia.melhoresdestinos.com.br/transportes-roma-87-780-p.html

      Em relação à validação, é bem tranquilo. As máquinas encontram-se na frente, meio e traseira dos ônibus. Você valida dentro do veículo mesmo.

      Faz o seguinte: me envia um e-mail com as atrações que pretende ver utilizando ônibus que procuro saber as linhas para você. Viajo hoje e não levarei meu computador para olhar isso melhor, mas, assim que retornar, faço isso.

      Espero que tenha ajudado.

      Abraço 🙂

  24. Cláudia

    Alessandro, eu sou só elogios com os seus relatos. Com um português impecável e uma narrativa prosaica tão talentosa e espontânea, você me encantou. Estou em Portugal há quase 90 dias. E vc conheceu a região em que eu estou em 7 dias. E pude constatar que todos os seus relatos são verdadeiros e produzem uma leveza literária típica de um talentoso escritor. Através da sua narrativa da viagem à Lisboa é que pude conhecer literalmente a região de Lisboa. Mesmo estando aqui não a conhecia. Sinto-me agradecida pela sua objetividade no passeio e nos relatos, mas sem deixar para trás a poesia, a arte de narrar, sendo fiel aos 3 principais caracteres; tempo, espaço e personagem. Só tenho a lhe a agradecer pelo seu talento compartilhado conosco, leitores aqui da Rede. Obrigada. Abs Cláudia.

    • Alessandro Paiva

      Cláudia, poesia tem é seu comentário! Muitíssimo obrigado por tanta gentileza! Ultimamente, os acessos ao blog foram reduzidos, talvez por causa da alta do dólar. Dá um desânimo… 😞 Aí, aparecem comentários como o seu, um combustível para me manter firme nos relatos! 😊 Eu é que agradeço! Retornei a Lisboa no mês passado, e minha paixão pela cidade só duplicou. Tanto que já estou de viagem marcada pra lá em março de 2016! Abraço, mais uma vez muito obrigado e ótimas viagens sempre 😊

      Alessandro

  25. Ana Agostinho

    Boa Noite Alessandro,
    Sou aluna de turismo em Portugal e adorei o seu blog. Gostava que me ajudasse a partilhar um questionário sobre o perfil de pessoas que frequento hostels em Portugal, este questionário destina-se a elaboração de um projecto final do curso de Turismo da Universidade Europeia de Lisboa, Portugal.
    Espero que me possa ajudar. Obrigada 🙂
    Aqui fica o link:
    Português:
    https://docs.google.com/forms/d/1vfEZRIHDE13gk84UKeduNdUFLBCftAHzRw3fg3uggos/viewform
    English:
    https://docs.google.com/forms/d/1Uu6GnyulIyTi8-50ato2tpt7isYDIparG9l4mEScfYI/viewform

  26. Estou amando seu site! Parabéns! eu e minha amiga Jane vamos para Europa entre 18/03 e 13/04 e seus roteiros e dicas são ótimos. Descobri que é nosso colega, sou da PJ Saúde e Jane da PJ Saúde de Contagem. Obrigada!!!! Abraço!

    • Alessandro Paiva

      Ah, que bacana, Élina! E somos unidos pelo Dr. Gilmar, rsrs! Fazemos alguns trabalhos de publicidade pro CaoSaúde 🙂 Quando der, passa na PGJ pra gente tomar um cafezinho. Se precisar, me liga lá na Diretoria de Publicidade. Abraço e uma ótima viagem pra vocês 🙂

  27. Lidia Oliveira

    Oi Alessandro, não sei se você é do Rio de Janeiro.Na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, próximo a Praia de Rio das Ostras, fui há anos atrás a Lagoa da Coca-Cola, parecida com essa da foto.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Lidia! Sou de BH. Não conheço essa lagoa, deve ser linda, né?! Um dia dou uns mergulhos nela 🙂 Abraço e obrigado pelo prestígio ao blog!

  28. Lidia Oliveira

    Oi Alessandro, não sei se você é do Rio de Janeiro.Na Região dos Lagos, estado do Rio de Janeiro, próximo a Praia de Rio das Ostras, fui há anos atrás a Lagoa da Coca-Cola, parecida com essa da foto.
    Se for a Bariloche faz passeio a cidade de Peuja, é muito lindo, eu e meu filho, que na ocasião tinha 13 anos subimos a Cordilheira dos Andes em um lotação desses bem antigos, pela estrada de terra que só cabia o lotação. Foi ótimo!

  29. Evelyn

    Parabéns pelo blog! Estou indo aos países bálticos e utilizei seus posts como base para o meu roteiro. Suas fotos são excelentes! Virei fã!

    Obrigada!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Evelyn, muuuito obrigado! Ai que vontade me deu de ir ais bálticos!… Rsrs! Ontem mesmo estava falando de lá. Aproveita bastante! Abraço e ótima viagem!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s