Um dia em Toledo

Toledo vista do outro lado do rio Tejo. Destaque para o Alcázar e para a Ponte de Alcántara

Toledo vista do outro lado do rio Tejo. Destaque para o Alcázar e para a Ponte de Alcántara

Em poucos dias, a Espanha já havia nos seduzido. Embora eu, o Élcio e a Clarice tivéssemos visitado somente Barcelona e Madri, sentíamos total admiração pela cultura e pela história daquele país, além do apreço pelos seus cidadãos, que vinham nos recebendo com muita cortesia.

Motivado pelos belos relatos dos nossos amigos Giselle e Eduardo – que estiveram em Toledo há pouco mais de um ano – o Élcio sugeriu reservar um dia da nossa viagem pela Espanha para conhecer essa pequena cidade medieval, conhecida como La ciudad de las tres culturas. Essa denominação se deve ao fato de Toledo ter sido povoada por cristãos, judeus e muçulmanos por vários séculos. Também é conhecida como La ciudad Imperial, por ter sido a sede principal da corte de Carlos I. Em 1561, depois que o rei Filipe II de Espanha transferiu a corte de Toledo para Madrid, a cidade entrou num lento processo de decadência, do qual nunca mais se recuperou. Hoje, acredito que vive do turismo, e se dependesse do que ela tem para oferecer aos seus visitantes, seria uma das cidades mais ricas do mundo.

Dica - Fui e Vou Voltar - Alessandro PaivaCompramos a passagem para Toledo pouco antes de embarcar. A viagem durou cerca de 33 minutos e custou bem barato. Embora a prática turística diz que é prudente comprar os bilhetes com certa antecedência, nem sempre o brasileiro conseguirá efetuar a compra pela internet. Tivemos essa experiência ao adquirir as passagens para Barcelona, daqui do Brasil, quando enfrentamos uma certa dificuldade na hora do pagamento. O site da Renfe, companhia ferroviária espanhola, não aceitava nossos cartões de crédito. Então o Élcio pesquisou e descobriu um blog que dizia que somente os cartões espanhóis são aceitos pelo site da empresa. Achamos meio estranho, mas, por sorte, possuíamos um cartão de crédito do Santander, banco espanhol, que foi aceito.

Por mero descuido, não elaboramos um roteiro para Toledo. Pensamos que, por ser uma cidade pequena, conseguiríamos andar facilmente por suas ruas e encontraríamos todas as atrações concentradas em uma determinada região. Esse foi nosso maior pecado. Ao desembarcarmos na estação, compramos o mapa da cidade com os principais pontos turísticos marcados, achando que aquilo seria suficiente. Mas todo mundo sabe que cidades medievais são uma zorra. É muito difícil se localizar no meio de tantas ruelas tortas e quarteirões irregulares. Enfim, pegamos um táxi na estação, que custou barato, e seguimos nossa jornada. Há quem prefira partir a pé da estação, mas o morro é um tanto severo. Toledo está situada numa colina de 100 metros de altura.

Chegamos ao ponto final do táxi, na esquina das ruas Alférez e Cuesta Carlos, ao lado do Alcázar de Toledo. O taxista nos orientou onde deveríamos começar o passeio, mas não entendemos direito e, muito espertos, seguimos nosso instinto. Era um tal de “Não, é nesta direção” ou “Tal atração é para lá, e não por aqui”, e assim por diante. Caminhamos um pouquinho, passamos pelo Teatro de Rojas até que avistamos a belíssima Catedral de Toledo, primeira atração que visitamos.

Perdidos pelas ruelas estreitas de Toledo

Perdidos pelas ruelas estreitas de Toledo

Teatro de Rojas

Teatro de Rojas

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Catedral de Toledo

Também conhecida como Santa Iglesia Catedral Primada, a Catedral de Toledo é de deixar qualquer um sem palavras! Foi construída entre 1226 e 1439, e é a sede da Arquidiocese de Toledo. Sua arquitetura apresenta particularidades excepcionais. Embora seja no estilo gótico, possui elementos do Mudéjar, fenômeno exclusivamente espanhol que combina e reinterpreta os estilos românico, gótico e renascentista com a arte islâmica. Já seu altar, conhecido como El Transparente, é no estilo barroco. A uma certa hora do dia, a luz que entra pela fenda no teto faz com que o altar pareça estar se elevando aos céus. Algo do tipo “Óóóhhhhhhhhhh!” Infelizmente, não presenciamos esse espetáculo.

Compramos o ingresso que dava direito a todas as atrações da catedral e a um tour guiado, que culminou na visita à torre, onde está o Sino de São Eugênio (Campana de San Eugenio). Também nos foi concedido um audioguia em português. O bilhete custou 11 euros e valeu muito a pena.

Sino de São Eugênio

Sino de São Eugênio

O Sino de São Eugênio, também conhecido como La Campana Gorda, é de dar medo! Possui 2,9 metros de diâmetro e pesa 14 toneladas. Possui uma rachadura gigantesca, que, segundo o guia, aconteceu na primeira vez em que o sino soou.

Sino de São Eugênio

Rachadura no Sino de São Eugênio

A vista lá de cima da torre é muito bonita, embora uma pequena parte do caminho para se chegar até ela possui uma atmosfera meio carregada, a ponto de um menininho do grupo entrar em prantos. Deu dó! Acho que ele teve ataque de claustrofobia. 30 anos de terapia na criança!

Edifício do Ayuntamiento (prefeitura), visto da torre da Catedral de Toledo

Edifício do Ayuntamiento (prefeitura), visto da torre da Catedral de Toledo

Torre da Catedral de Toledo

Torre da Catedral de Toledo. À direita está a fachada lateral do Palacio Arzobispal e ao centro o passadiço que o liga à catedral.

Descemos a torre e visitamos as demais atrações da catedral. Destaque para os seus 750 vitrais, para a Capela Maior, para o coro e para a sacristia, esta ornada pelo belíssimo afresco de Luca Giordano e recheada de obras de El Greco, Caravaggio, Tiziano, Van Dick, Orrente, Luis Tristán, Goya, Luis de Morales e José Ramos. No meio dessa rica pinacoteca, está uma das obras mais célebres de El Greco: O Espólio de Cristo.

Altar da Capela Maior

Altar da Capela Maior da Catedral de Toledo

Coro da Catedral de Toledo

Coro da Catedral de Toledo

Sacristia da Catedral de Toledo

Sacristia da Catedral de Toledo. Destaque para o afresco de Luca Giordano e para o quadro “Espólio de Cristo”, este ao fundo

Por ostentar uma enorme riqueza histórica e cultural, a Catedral de Toledo nos proporcionou grandes expectativas em relação ao resto da cidade, confirmadas a cada atração visitada. De lá, seguimos um pouco perdidos pelas estreitas ruelas e paramos para um café.

Mentira! O café foi uma desculpa. Precisávamos era de uma conexão de internet. Sabe aquela propaganda em que o casal entra numa pizzaria e faz mil perguntas imbecis sobre a pizza só para enrolar o garçom, enquanto usa do wi-fi? Pois é, fizemos o mesmo. Enquanto tomamos um delicioso espresso, acessei o aplicativo de mapas do meu celular, localizei nossa posição, varri toda a cidade para garantir acesso ao mapa via GPS nos percursos seguintes e deixamos a cafeteria. Nem assim ficou fácil andar por Toledo. Para piorar, nosso mapa impresso já estava todo escancarado.

Seguimos pela bela Calle Santo Tomé em direção ao Museu Parroquia de Santo Tomé, que abriga o quadro mais famoso de El Greco: O Enterro do Conde de Orgaz, que mede 3,60 por 4,80 metros, pintado entre 1586 e 1588. O ingresso custou bem baratinho, 2,30 euros. Entretanto, esperávamos ver tantas outras coisas naquela igreja. Mas não. Além do quadro, ali está apenas a sepultura de Gonzalo Ruiz de Toledo, morto em 1323. A obra de El Greco foi encomendada em homenagem a ele. Fiquei até satisfeito por ter conhecido a pintura, mas a Clarice e o Élcio saíram daquela visita de cinco minutos bem frustrados. Tanto que, para qualquer furada que aparecesse no nosso roteiro, eles davam o apelido de “Tomé”. Algo do tipo “Quem dá o Tomé em visitante é museu picareta”. Enfim, amigo turista, se for a Toledo, indico uma passada na Igreja de Santo Tomé, desde que você seja um amante das artes. Caso contrário, vai reclamar dos seus 2,30 euros perdidos, sem direito a fotografia lá dentro.

Daquela igreja, retornamos à Calle Santo Tomé e entramos na estreita Calle Ángel até desembocarmos na Calle Reyes Católicos, onde está localizado o Mosteiro de São João dos Reis.

Calle Santo Tomé

Calle Santo Tomé

Calle Ángel

Calle Ángel

Fachada do Monasterio de San Juan de los Reyes

Fachada do Mosteiro de São João dos Reis

O mosteiro é, sem dúvidas, muito bacana. Foi construído em 1476 para sediar a Ordem de São Francisco, sob a encomenda da rainha Isabel I de Castela e do rei Fernando II de Aragão. Para o Élcio, o clímax da visita ao mosteiro foi poder conhecer um pouco mais da história dessa rainha espertona. Depois de tentarem lhe arranjar vários casamentos, certamente convenientes a todos – menos a ela –, Isabel, finalmente, esposou-se com seu primo Fernando. Aos primos, não era permitido o matrimônio, mas ela fez que fez até conseguir que Rodrigo Bórgia, futuro papa Alexandre VI, num esquema bem armado, permitisse o casamento de pessoas com laços consanguíneos até terceiro grau. Resumindo o que meu amigo adora contar, Isabel, antes de assumir o reinado, era uma songa-monga, mas bastou subir ao poder para virar o capeta. Foi colocada no trono por conveniência, pois todos acreditavam que seria uma figura fácil de manipular. Mas não, a bonitona derrubou todo mundo, inclusive os que lhe deram o poder. Para ficar mais bonita ainda, pediu ao corruptíssimo papa Alexandre VI que lhe concedesse o título de Isabel, a Católica devido aos feitos em prol da fé católica. O mesmo título foi concedido ao rei Fernando, por isso são conhecidos como os Reis Católicos. Fez até sua amiga portuguesa Beatriz de Menezes da Silva ganhar a fama de santa, mas esta só foi canonizada em 1976, quando recebeu o título Santa Beatriz da Silva. Fofocas à parte, o reinado de Isabel foi muito bem sucedido, mudando o rumo da história em toda Europa e no mundo.

Decoração da entrada do Monastério São João dos Reis

Decoração da entrada do Mosteiro de São João dos Reis

Cláustro do Monastério São João dos Reis

Claustro do Mosteiro de São João dos Reis

Voltando ao Mosteiro de São João dos Reis, seu edifício é predominatemente no estilo gótico, mas apresenta alguns elementos do Quattrocento, do Renascimento e da arte Mudéjar. O jardim do claustro é de um charme sem igual. Aquelas mexericas…

Teto no estilo mudéjar, no claustro do Monastério São João dos Reis

Teto no estilo Mudéjar, no claustro do Mosteiro de São João dos Reis

Jardim do claustro do Monastério de São João dos Reis

Jardim do claustro do Mosteiro de São João dos Reis

Mexericas no jardim do claustro do Monastério de São João dos Reis

Mexericas no jardim do claustro do Mosteiro de São João dos Reis

Saímos do mosteiro e fomos até o mirante da praça ao lado para uma leve espairecida. Em seguida, descemos uns 70 metros pela Calle del Cambrón até um restaurante do qual não me lembro o nome. Não era lá grande coisa, mas a comida estava muito boa. E o que é melhor, pagamos pouco pela refeição.

Depois do almoço, descemos até a Puerta del Cambrón, um pórtico que dava acesso ao lado oeste de Toledo através da muralha da cidade. É de origem muçulmana, e seu nome se deve à cambroneras, plantas espinhosas que cresciam no lugar.

Puerta del Cambrón

Puerta del Cambrón

Passamos pelo pórtico, atravessamos a via Paseo Recaredo e chegamos a um outro mirante, de onde se tem uma bela vista do rio Tejo (Tajo). Esse rio contorna a cidade em sua base, formando uma curva acentuada conhecida como Torno del Tajo.

Rio Tejo

Rio Tejo, com destaque para a Basílica de Santa Leocárdia

Do mirante, retornamos para o lado de dentro da muralha. Como de praxe, andamos um pouco perdidos pelo emaranhado de ruas.

Calle Real, próximo à Puerta del Cambrón

Calle Real, próximo à Puerta del Cambrón

Calle Real

Calle Real (via Instagram)

Calle Merced

Calle Merced

Finalmente, chegarmos à Igreja de São Romão, que abriga o Museo de los Concilios y de la Cultura Visigoda.

Igreja de São Romão

Igreja de São Romão

Construída no século 13, a igreja é um bom exemplo do estilo Mudéjar. Seu museu, que conserva e protege os vestígios históricos e artísticos visigodos de Toledo, exibe uma coleção arqueológica dos séculos 6, 7 e 8. Uma pequena, porém belíssima exposição.

Museo de los Concilios y de la Cultura Visigoda, na Igreja de São Romão

Museo de los Concilios y de la Cultura Visigoda, na Igreja de São Romão

Ao contrário da Igreja de São Tomé, a entrada para a São Romão é gratuita. De lá, seguimos pela Calle San Román até a praça Padre Juan de Mariana, onde está localizada a San Ildefonso. Não entramos nesta igreja, mas acabei de descobrir que o panorama mais bonito da cidade é avistado de suas torres. Portanto, amigo turista, se for a Toledo, não deixe de conhecer a San Ildefonso e seu mirante.

Residência na Calle San Román

Residência na Calle San Román (via Instagram)

Já acostumados com a caminhada desnorteada, rumamos por outras belíssimas ruelas da cidade. Não tínhamos motivos para reclamar de ficar “perdidos”, pois, ali, tudo nos interessava.

Pelas Ruelas de Toledo

Pelas ruelas de Toledo

À medida em que caminhávamos, o Élcio e a Clarice insistiam na ideia de que deveríamos ter reservado dois dias para ficar em Toledo. Eu achava que um só seria suficiente, mas, agora, começo a crer que todos estávamos equivocados. Três dias são a melhor opção. Hoje, conferindo no surrado mapa as atrações que não visitamos, percebo que não conhecemos nem um quinto da cidade. Para piorar, não experimentamos a comida típica como deveríamos. Houve muito improviso no roteiro, e isso poderia ter nos custado caro, não fosse a satisfação de estar ali aliada ao céu maravilhosamente azul e a todas as paisagens deslumbrantes.

Pelas ruelas de Toledo

Pelas ruelas de Toledo

Pelas ruelas de Toledo

Pelas ruelas de Toledo

Depois de um certo tempo entranhando pela cidade, seguimos em direção ao Paseo del Miradero, que fica localizado na Calle Venancio González. A vista de lá é maravilhosa!

Panorama visto do Paseo Del Miradero. Destaque para a torre do Hospital de Tavera

Panorama visto do Paseo Del Miradero. Destaque para a torre do Hospital de Tavera, à esquerda

Na extremidade leste do Paseo del Miradero, inicia-se a Bajada de Alcántara, um caminho que ladeia o Convento de la Concepción.

Bajada Alcántara e Convento de la Concepción

Bajada de Alcántara e Convento de la Concepción

Panorama visto da Bajada Alcántara. Destaque para o Hospital Tavera

Panorama visto da Bajada de Alcántara. Destaque para o Hospital Tavera

Panorama visto da Bajada Alcántara.

Panorama visto da Bajada de Alcántara.

De lá, a vista ia ficando cada vez mais excepcional! Estranho não cruzarmos com turistas, pois, para mim, aquele caminho é uma atração e tanto. A Ponte de Alcántara sobre o rio Tejo é o destaque do belíssimo panorama.

Ponte de Alcántara sobre o rio Tejo

Porta e Ponte de Alcántara, sobre o rio Tejo

Bajada Alcántara

Bajada de Alcántara

Élcio, na Bajada Alcántara

Élcio, na Bajada de Alcántara

Toledo-28

Clarice e Élcio na Bajada de Alcántara. Academia de Infantería de Toledo ao fundo

Puerta de Doce Caños, que dá acesso à Bajada Alcántara

Puerta de Doce Caños, que dá acesso à Bajada de Alcántara

Rio Tejo visto da Ponte de Alcántara

Rio Tejo visto da Ponte de Alcántara

Deixamos a Bajada de Alcántara pela Puerta de Doce Caños, cruzamos a ponte, atravessamos o rio e rumamos pela Subida Hospital.

Toledo vista da Subida Hospital. Destaque para a torre da Puerta de Bisagra

Toledo vista da Subida Hospital. Destaque para as torres da Puerta de Bisagra

Seguimos em direção a um castelo bem peculiar, daqueles do tipo que desenhávamos quando criança. Mais uma vez, eu estava achando estranho o movimento escasso de visitantes, afinal aquela fortificação domina o horizonte do outro lado do Tejo. Impossível não ser notada. Somente quando chegamos lá é que entendemos o porquê da pouca exploração turística da fortificação, que data nada mais nada menos de 1024 e chama-se Castelo de San Servando. Atualmente, abriga o albergue da juventude da Junta de Comunidades de Castilla-La Mancha e também funciona como lugar de realização de cursos e conferências. Infelizmente, o castelo não é aberto ao público.

Castelo de San Servando

Castelo de San Servando

Pedindo sua licença para dar uma opinião politicamente incorreta, amigo leitor, eu transferiria o albergue para outro edifício e faria do castelo uma atração turística. Mesmo alheio às decisões municipais e/ou patrimoniais, acredito que o San Servando seria um dos pontos turísticos mais visitados da cidade.

Ao lado do castelo está outro edifício fenomenal: a Academia de Infantería de Toledo, sede do exército. Não é propriamente um ponto turístico, mas admirar sua imponência no alto da colina é uma atração e tanto.

Academia de Infantería de Toledo

Academia de Infantería de Toledo

Descemos de volta à Bajada de Alcántara e por ela subimos em direção ao Alcázar de Toledo, palácio que se destaca à distância. Quando se está chegando à cidade, não tem construção que chama mais a atenção do que essa, pois está situada na parte mais alta da cidade.

Alcázar, visto do outro lado do Tejo

Alcázar, visto da Subida Hospital

No caminho, visitamos o Museu de Santa Cruz. Sua exposição abriga coleções importantes de belas artes, de arqueologia e de arte decorativa, com destaque para obras de El Greco, Luca Giordano, José de RiberaVicente Cutanda, Alberto Sánchez e Vicente Carranza. Seu edifício, que entre os séculos 15 e 16 funcionou como um hospital, é uma das obras primas do Renascimento Espanhol

Exposição do Museu de Santa Cruz

Exposição do Museu de Santa Cruz

O Museu de Santa Cruz é Visita obrigatória em Toledo, tanto pela exposição quanto pelo edifício, que é maravilhoso. De lá, seguimos para o Alcázar.

Alcázar

Alcázar

A rica história do Alcázar tem início no século 3. Desde então, sua construção passou por várias reformas. Durante a Guerra Civil Espanhola, precisamente em 1936, foi totalmente destruído pelas tropas da Segunda República Espanhola, sendo posteriormente reedificado. Hoje, abriga a Biblioteca de Castilla-La Mancha e o Museu do Exército. Não visitamos essas exposições, mas valeu a visita por fora.

De frente para o Alcázar, existe outro mirante, local que escolhemos para encerrar nossa jornada por Toledo. Dali, a Academia de Infantería protagoniza o horizonte. Nesse cenário, o rio Tejo não fica para trás, margeando a bela colina que se ergue.

Academia de Infantería de Toledo e o rio Tejo

Academia de Infantería de Toledo e o rio Tejo

Logo ao lado desse mirante, existe um bar muito convidativo, que o Élcio escolheu para relaxar e tomar uma taça de vinho. Não que ele estivesse tentando ostentar ou fazer a linha bon vivant, pois é uma pessoa muito simples. O fato é que aquele lugar é muito inspirador. Com uma paisagem deslumbrante à frente e o sentimento de que o dia tinha sido perfeito, impossível não querer sentar-se ali, cruzar as pernas, colocar os óculos escuros e degustar um bom vinho ao ar livre. Assim ele o fez. Já eu, na minha “elegância”, não conseguia ficar ali por mais que cinco minutos. Eu queria era sombra! A combinação de vento seco, frio e sol intenso na moringa por todo o dia provocou em mim o que a Clarice chama de “efeito piscina”, sensação semelhante àquela que se tem quando se passa o dia inteiro nadando debaixo de sol quente. O rosto fica queimando e as vistas ardendo. Ela também estava assim.

Dali, seguimos para o ponto de táxi, na esquina das ruas Alférez e Cuesta Carlos, mesmo local onde chegamos pela manhã. No caminho, passamos por algumas lojinhas de souvenir e por alguns mercadinhos.

Dom Quixote de La Mancha, em loja de souvenir da Calle Gl Moscardó

Dom Quixote de La Mancha e eu, em loja de souvenir da Calle Gl Moscardó (via Instagram)

Fazendo um balanço daquele passeio de um dia só, Toledo só não foi melhor porque deixamos de conhecer muita coisa.

Dica - Fui e Vou Voltar - Alessandro PaivaPortanto, amigo leitor, se você for a Toledo, tente visitar, além dos locais onde estivemos, as seguintes atrações:

Ermita del Cristo de la Luz;
Monasterio Santo Domingo el Real;
Monasterio de Santo Domingo de Silos (el Antiguo);
Puerta del Sol;
Casa y Museo de El Greco;
Sinagoga del Tránsito;
Sinagoga de Santa María la Blanca;
Museo Taller del Moro;
Puerta de Bisagra;
Iglesia de Santiago del Arrabal;
Hospital de Tavera;
Iglesia de San Sebastián;
Convento de Santa Fe;
Mezquita de las Tornerías;
Puerta de Valmardón;
Iglesia de San Andrés;
Iglesia de San Nicolás de Bari;
Posada de la Hermandad;
Ayuntamiento;
Palacio Arzobispal;
Iglesia de los Santos Justo y Pastor;
Diputación Provincial;
Iglesia de Santa Leocadia;
Basílica de Santa Leocadia;
Iglesia de San Ildefonso;
Casa-Museo Garcilaso de la Vega;
Iglesia de Santa Eulalia;
Cortes de Castilla-La Mancha;
Convento de San Clemente;
Iglesia de San Miguel el Alto;
Centro Cultural San Marcos;
Museu de Arte Contemporáneo;
Casa-Museo de Victorio Macho;
Puente de San Martín;
Casa de Baño de la Cava;
Parque Arqueológico Circo Romano;
Plaza de Toros.

Torço para que você não fique perdido como nós três ficamos. Para ajudá-lo a planejar seu roteiro, marquei em um mapa do Google as sugestões acima e as demais atrações que discorri ao longo deste relato. Acesse o mapa (abaixo) e escolha os pontos turísticos desejados. Não se esqueça de calcular o tempo de permanência em cada local, levando em consideração se a visita é interna ou somente externa. Para visualizar o mapa no Google Maps, clique em “View Larger Map“.

Como você pôde ver, perdemos muita coisa na La ciudad de las tres culturas. Repito que, mesmo assim, nossa jornada foi perfeita. Passear por Toledo foi fascinante, e se deixamos de conhecer vários lugares, que voltemos então para esgotar a cidade e seus pontos turísticos, sem esquecer de provar da comida típica e de apreciar outros bons vinhos espanhóis.

Fui e vou voltar - Alessandro Paiva

contato@fuievouvoltar.com

Anúncios

Sobre Alessandro Paiva

A graphic designer who loves cocktail and travelling. Check my cocktail blog at pourmesamis.com, my travelling blog at fuievouvoltar.com and my graphic design portfolio at www.alessandropaiva.com.

  1. Ana Maria

    Olá .
    Fiquei encantada com a descrição das vossas férias em Toledo. Passei por lá duas vezes este ano e quero voltar. Agradecia que me enviassem o vosso mapa que está uma pequena maravilha e muito bem estruturado. Também postei um like no Facebook

    • Alessandro Paiva

      Olá, Ana Maria! Muito obrigado pelo comentário e pelo like no Facebook. Depois poste dicas sobre Toledo aqui, pois, como você pôde ver, eu e meus amigos conhecemos pouca coisa lá.

      Ah, enviei o mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem sempre!

      • Camilla

        Estou indo para Madri e comecei a pesquisar sobre Toledo, certa que iria passar um dia inteiro (achando que era muito), depois de toda essa descrição, já vou passar uns dois ou três. Obrigada pela dica. Já até coloquei esta pagina nos meus favoritos.

      • Alessandro Paiva

        Obrigado, Camilla! Uma excelente viagem pra você 🙂

  2. Eduardo

    Prezado Alessandro,
    estou planejando a ida a Toledo em JAN2014.
    Obrigado pelas dicas e parabéns pelo relato, bastante detalhado.
    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.
    Att,

    Eduardo

  3. Alessandro, adorei o post, as dicas são muito valiosas!!

    Me deixou mais ansiosa, estarei por la em 31/12!!

    Gostaria do mapa! Pode me enviar?!

    Obrigada!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Suelen! Enviei o mapa para seu e-mail. Que chique, hem! Réveillon na Espanha! Não é à toa que está ansiosa 🙂 Uma ótima viagem, Feliz Ano Novo e aproveita bastante!

      Abraço!

  4. Felipe Luz

    Prezado Alessandro, boa tarde!
    Estou indo à Toledo no meio do ano e adorei as dicas que você coloca em seu site, muito obrigado.
    Se possível “gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo”, por favor.
    Muito obrigado!

    Att,

    Felipe

    • Alessandro Paiva

      Ôpa! Valeu, Felipe! Enviarei o link do mapa para seu e-mail em instantes. Abraço e ótima viagem!

  5. Sílvia

    Gostaria se ter acesso ao mapa de Toledo

  6. Márcio Pierossi

    Não acredito que você passou por todos estes pontos em um só dia! Para tirar a dúvida vou repetir seu roteiro em meados de março. Para isso, gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo. Abraços e obrigado!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Márcio!

      Fui somente nas atrações da narrativa. As que cito no final do post são as que eu também gostaria de ter visitado, mas, como não havíamos planejado o roteiro e andamos bastante desorientados por causa de um mapa ruim que compramos, não deu tempo para muita coisa. De qualquer forma, em um dia dá para fazer muita coisa em Toledo. Dois então…

      Enviei o mapa para seu e-mail. Abraço e uma ótima viagem!

  7. Lenita Cerqueira

    Em abril estarei em Toledo, gostaria muuuito de ter seu mapa. Adorei as dicas, brigadinho!!!!!!!!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Lenita! Obrigado pela visita ao blog. Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  8. Tereza

    Ola. Nao conhecia Toledo. Fiquei encantada pelo que vi da estrada no caminho para Madri. Assim decidi que quero conhecer. Nossa duvida: ir amanha de trem ou no caminho de volta pra Portugal na segunda. Se puder mandar o mapa e uma opiniao, agradeço.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Tereza! Se estiver em Madri, sugiro que vá amanhã. Vou passar o mapa daqui a pouco. Abraço e ótima viagem!

  9. Sebtra Corrêa

    O iAlessandro adorei seus comentários estarei em Toledo por 2 dias em março/2014 se puder me enviar o mapa agradeço e Parabéns “Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo”. Abraço,

    • Alessandro Paiva

      Oi, Sebtra! Obriado pelo comentário. Enviei o mapa para seu e-mail. Abraço e ótima viagem 🙂

  10. Gerson

    Alessandro, boa tarde.
    Parabéns pelo relato.
    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.

  11. Elizabeth Peris

    Parabens pelo relato, magnifico!
    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo

    • Alessandro Paiva

      Obrigado, Elizabeth! Pelo que estou percebendo, está todo mundo indo para Toledo! Que vontade que estou de ir também, rsrs! Enviarei o link do mapa para seu e-mail. Uma ótima viagem, aproveita por mim 🙂

  12. Geórgia

    Adorei os comentários e irei aproveitar as dicas!!! Gostaria que me mandasse o mapa também! Obrigada!!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Geórgia! Muito obrigado! Já enviei o link do mapa para seu e-mail. Aproveite bastante Toledo!

      Abraço e ótima viagem!

  13. Ana Cristina

    Alessandro,
    Excelente seu relato sobre Toledo. Estarei em Madrid semana que vem e depois de tudo que li, certamente reservarei um dia para ir a Toledo. Pode me enviar o mapa para ajudar no meu planejamento? Obrigada!

    • Alessandro Paiva

      Muito obrigado, Ana Cristina! Estou começando a achar que Toledo será invadida por brasileiros nessas próximas semanas 🙂 Já sei de um monte de gente que vai lá por agora. Abraços e aproveita bastante!

      Ah, enviei o link do mapa para seu e-mail.

  14. Anna Flavia

    Oi, Alessandro, quero acesso ao mapa!!!! Acabei de conversar com o Élcio, estou indo dia 28/02!!! Yupiii!!!!

    • Alessandro Paiva

      Chique!! E vou te falar: Toledo está bombando! Estou recebendo várias solicitações do mapa via comentários e por e-mail. Só hoje foram 4! Você vai adorar! Envio o mapa daqui a pouco.

      Abração!

  15. Débora

    Olá, Alessandro. Muito bonitas as suas fotos e ótimas dicas. Gostaria muito de receber o mapa. Obrigada!!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Débora! Muito obrigado! Uma pena eu não conhecido Toledo melhor, então faça isso por mim, por favor 🙂

      Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  16. Olá! Estou indo para a Espanha no fim deste mês e “Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo”. Adorei as dicas postadas aqui! muito obrigada! abs

    • Alessandro Paiva

      Olá, Fabiana! Estou viajando e utilizando meu tablet para acessar a internet. Por ele não consigo fazer o envio do link do mapa do Google, que funciona somente em computador. Se eu conseguir acessar um computador comum nos próximos dias, tentarei te enviar o link. Se não, poderei fazer somente no dia 27, quando retorno ao Brasil. Te atrapalho assim, em cima da hora? Se não, logo que eu chegar em casa, te mando o link, ok? Mil desculpas, fico desapontado por não poder te ajudar agora. Abraço!

  17. oieeee!!! Imagina, Alessandro, vc me ajuda demais. Vou pra Portugal primeiro, depois é que sigo para a Espanha. Ficarei lá do dia 31 até dia 03, daí fico aguardando então o seu mapa! Agradeço mais uma vez! Abraço!!

    • Alessandro Paiva

      Ah, blz, Fabiana! E te adianto de uma coisa: Portugal é bom demais! Fui embora de lá hoje e já estou com saudades, rsrsrs! Fui a Lisboa, Sintra e Coimbra. Muuuuuuito bacana! Abraço!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Fabiana! Enviei o mapa para seu e-mail. Abraços e aproveita bastante Toledo!

  18. Andresa

    Estava na dúvida se iria à Toledo durante a nossa estadia em Madri, agora já está decidido! Ótimo post!! Ah! Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Andresa! Estou viajando e com dificuldades de enviar o link do mapa. Estou usando um smartphone e não consigo fazer isso. Chego dia 27 ao Brasil. Seria muito tarde para te passar o mapa? Abraço e mil desculpas!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Andresa! Enviei o mapa para seu e-mail. Aproveite Toledo. Abraços!

  19. Valeria Alves

    Olá, gostei muito das dicas com os roteiros. Estarei em Madrid em abril, e pretendo fazer um bate e volta para Toledo, e gostaria de ter acesso ao Mapa de Toledo. Abraços

    • Alessandro Paiva

      Oi, Valéria! Estou viajando e não condigo enviar o link do mapa agora. Chego dia 27, e assim que acessar meu computador, envio o link do mapa para você, ok? É porque não consigo fazer isso por meio do meu celular. Abraço!

  20. Cintia

    Oi Alessandro, parabéns pelo relato tão detalhado e pelas dicas. Estou indo para Madrid em abril e pretendo passar por Toledo. Seria de muita ajuda se pudesse me enviar o mapa após seu retorno. Desde já agradeço. Abraço.

  21. Marcela

    Olá Alessandro, tudo bem? Gostei bastante das suas dicas. Estou indo para Madri essa semana e quero tirar um dia para ir a Toledo. Você pode me enviar o mapa, por favor?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Marcela! Obrigado pela visita ao blog 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail. O Google Maps vem mudando alguns recursos, então, caso você tenha dificuldades ao acessar o mapa, me avise.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  22. PAULO DUARTE PEREIRA

    Oi Alessandro
    Gostei muito das fotos e dos comentários que fez de cada lugar que visitou.
    Estou indo a Toledo amanhã cedo.
    Está muito em cima da hora pra você me passar o mapa que montou?
    Agradeceria muito, apesar do adiantado da hora.
    Aqui em Madri já são 00:14 de domingo.
    Abraço e agradeço antecipadamente.
    Paulo

    • Alessandro Paiva

      Oi, Paulo! Somente agora acessei o blog e vi sua mensagem. Enviei o link do mapa para seu e-mail. Espero que não tenha sido muito tarde.

      Abraço e aproveita bastante!

  23. Patrícia Lopes Safra

    Olá, vou para Toledo em Setembro, e gostaria muito do seu mapa!!! Suas dicas são ótimas e levarei todas comigo!
    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo

    • Alessandro Paiva

      Oi, Patrícia! Muito obrigado pela visita ao blog :-). Espero que minhas sugestões sejam úteis para você. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  24. Aline Sze

    Olá! Estou em Madrid e irei esse fim de semana! Pode me mandar o mapa?

    Abraços

  25. Wanderley

    Alessandro, muito bonita sua pagina, vamos a Espanha no final do ano, e vamos fazer alguns bate voltas, e Toledo é o primeiro da lista, por favor me envie o mapa.Abraço

    • Alessandro Paiva

      Obrigado, Wanderley! A Espanha no fim do Ano deve ser bacana demais! Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail.

      Abraço!

  26. pauline

    “Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo”.
    Parabéns…muito bom mesmo essa sua descrição da visita a Toledo, fotos. Amei. Vou seguir tal qual.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Pauline! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Não consigo enviar o link do mapa agora, porque estou viajando sem meu computador. Mas dia 21 (abril) envio sem falta, ok? Abraço!

  27. dayane

    Ola! Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo se possivel! Muito obrigada! Grande post!

    • Alessandro Paiva

      Olá, Dayane! Muito obrigado 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  28. dayane

    Obrigada 😉

  29. Avelange

    Alessandro, irei agora em maio/14 à Toledo e achei muito interessante sua publicação sobre esta linda cidade. Por isso, gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo. Obrigado

    • Alessandro Paiva

      Oi, Avelange! Muito obrigado pelo comentário. Toledo é linda e 1/2! Não tem quem não goste. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  30. Vanuska

    Ola Alessandro, gostei muito da sua descricao de Toledo. Gostaria que me enviasse o acesso ao mapa pois irei ainda este ano. voce esteve em alguma outra cidade da espanha e que pode me passar estas valiosas dicas.
    Obrigada,

    • Alessandro Paiva

      Oi, Vanuska! Obrigado pela visita ao blog 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail. Quanto à Espanha, além de Toledo, conheço somente Barcelona e Madri. Entretanto, já vi ótimos relatos e programas de TV sobre Sevilha, Valência, Granada, Malaga e Bilbao. Veja esse episódio do Mundo Segundo os Brasileiros, que se passa na região da Andaluzia: https://www.youtube.com/watch?v=MqMhwTs-qaA

      Abraço e ótima viagem 🙂

  31. Andréia

    Gostaria muito de ter acesso a este mapa de Toledo! Vou em Julho, farei um bate volta desde Madrid. Suas dicas são maravilhosas, obrigada, abração!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Andréia! Muito obrigado 🙂 Já enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail.

      Grande abraço e uma ótima estadia na Espanha!

  32. Ronilze

    oi
    gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo!
    Grta
    Ronilze
    Amil_jr@globo.com

  33. Daniel

    Parabéns pelo guia!
    Também gostaria do mapa: danielcarvalhodasilva@yahoo.com.br
    Obrigado!!!

  34. Pepa

    Oi, Alessandro! Adorei o post sobre Toledo.
    Gostaria de receber o mapa e te perguntar uma coisa: achas que uma manhã (saindo de Madri bem cedinho) é muito pouco tempo para conhecer a cidade? Tenho poucos dias (2) e nao queria deixar de conhecer as duas cidades – talvez Toledo com um pouco menos de detalhes.
    Obrigada!!!!! Pepa

    • Alessandro Paiva

      Oi, Pepa! Nós mesmos fizemos dessa forma: saímos cedo de Madri e voltamos no final da tarde. Deu para visitar bastante coisa em Toledo. Só não visitamos mais pontos turísticos porque vacilamos no roteiro. Foi uma atrapalhada que aprontamos com o mapa que fez com que perdêssemos um bom tempo tentando nos acertar. Mas mesmo assim foi ótimo. A grande maioria das pessoas faz esse passeio em um dia, mas dá vontade de ficar dois, rsrsrs! E como você não tem muito tempo, aconselho a reservar um dia. Está mais do que bom.

      Mandarei o link do mapa para seu e-mail agora mesmo.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  35. Mariane Fissmer

    Olá Alessandro,

    Estou em Madri e fui procurar mais alguns detalhes a respeito de Toledo, que visitarei daqui 2 dias. Gostei muito dos seus relatos e dicas, e me ajudaria ainda mais se pudesse me enviar o link do mapa. Obrigada, Mariane.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Mariane! Enviarei o mapa agora para seu e-mail. Aproveite bastante, viu!

      Grande abraço 🙂

  36. Rosa Cristina Azevedo

    Oi Alessandro,
    estou indo para Madrid no mês de Outubro/14 e no nosso roteiro separamos apenas um dia para visitar Toledo. O seu blog me deu ótimas dicas para que esse dia seja muito bem aproveitado. Se puder me envie o link do mapa de Toledo. Abraços e parabéns pelo Blog.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Rosa! Que bom que pude ajudar 🙂 Enviarei o link do mapa agora mesmo.

      Abraço e ótima viagem!

  37. Jaqueline

    Oi Alessandro,
    Amei as dicas. Semana que vem (23) meu marido e eu estaremos em Madrid e planejamos ir a Toledo. Estou em dúvida se vamos no domingo ou na segunda, na tua opinião que dia da semana é melhor? Ah, vc poderia me enviar o mapa de Toledo por favor? Outra perguntinha, vc fala que vale a pena comer a comida típica de lá…qual seria…tens dicas de restaurantes?
    Obrigada
    Jackie

    • Alessandro Paiva

      Oi, Jaqueline!
      Geralmente, às segundas, muitas atrações (principalmente museus) fecham as portas para manutenção. Em Toledo, isso não deve ser diferente, então acredito que domingo seja um dia melhor para ir lá.

      E quando falo de comida típica, é aquela comida em qualquer restaurante da cidade, desde que não sejam restaurantes italianos, franceses, alemães, árabes etc. Portanto, qualquer cantina, taberna, bistrô ou restaurante mais charmoso será uma ótima escolha. Não conheço nenhum em Toledo, mas pesquisando no Google, encontrei essa lista do Lonely Planet http://www.lonelyplanet.com/spain/castilla-la-mancha/toledo/restaurants . O Lonely Planet é um guia turístico, portanto suas indicações irão tender para o jabá, mas acredito que a lista seja muito boa, afinal não queimarão o filme indicando espeluncas. Mas a regra é entrar naquele que você achar mais atraente. Vale prestar atenção ao preço 🙂

      Enviei o mapa para seu e-mail. Grande abraço e ótimo passeio 🙂

  38. Jaqueline

    Alessandro obrigada pela atenção e gentileza em pesquisar os restaurantes. Já recebi o mapa vou lembrar das tuas dicas. abraços!

  39. adorei o roteiro dos “perdidos”! rs. Ficaríamos agradecidos se nos enviasse o mapa assinalado. Obrigada!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Vilma! Pois é, ficamos muito perdidos, rsrssr! Por favor, não repita nosso erro 🙂

      Enviei o mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem para vocês!

  40. Antonio Aparecido Toso

    Eu e minha esposa estaremos indo para a Espanha,agora dia 24/05/2014 e Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo, que com certeza nos ajudará em muito, aproveitando a experiencia que voces tiveram.
    Muito Obrigado.

    • Alessandro Paiva

      Olá, Antônio!

      Enviei o link do mapa para seu e-mail. Espero que o ajude na montagem do seu roteiro.

      Uma ótima viagem para vocês!

  41. Giselle

    Oi Alessandro,
    Vou com meu marido e filho de 5 anos para a Espanha em novembro e gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.
    Aproveito para pedir uma dica, tu acha interessante levar o carrinho do meu filho para caminhar durante o dia ? Tem onde deixar no passeios, da catedral por exemplo ? Aquele que sobe até o sino.
    Obrigada pela ajuda.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Giselle! Enviei o link do mapa para seu e-mail. Quanto ao carrinho, nas minhas viagens, vejo muito casal levando o próprio carrinho. É claro que vira um trombolho entre suas bagagens, mas, se eles fazem assim, não deve ser complicado. Acho que quem pode te ajudar quanto a isso é a Sut-Mie Guibert, autora do blog http://viajandocompimpolhos.com . Pergunte a ela sobre a praticidade ou não do carrinho. Agora não sei te informar se existe um lugar onde você poderá “estacioná-lo” nas atrações. Talvez isso seja possível, até por uma questão de acessibilidade.

      Abraço e ótima viagem!

  42. Martha

    Oi….simplesmente estou amando os relatos e as fotos. Parabéns pelo blog. Irei em outubro para espanha e gostaria de ter acesso ao mapa de toledo. Obrigada.

    • Alessandro Paiva

      Obrigado, Martha! E vou te dizer, as fotografias não conseguem reproduzir o tanto que Toledo é bonita. Tem que ir lá pra ver :-). Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  43. Cristina

    Alessandro, estava em dúvida se valeria a pena uma visita a Toledo e se necessitaria de um dia inteiro para tal. O seu post caiu como uma luva. Muito bacana, tanto as informações quanto as fotos.
    Agradeço se puder disponibilizar o mapa, será bastante útil. Abraço.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Cristina! Muito obrigado! Não tenha dúvidas: vale a pena sim uma chegada a Toledo. É fácil ir até lá, e um dia é suficiente. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  44. Marta

    Otimo relato, lindas fotos. Agradeço imensamente se puder mandar o link do mapa! abraços

  45. Nestor

    Olá Alessandro,
    Estarei na Espanha no início de junho, estive pesquisando e gostei muito do seu relato sobre Toledo. Pretendo tirar um dia para conhecer a cidade e gostaria de ter acesso ao seu mapa.
    Abraço, Nestor

    • Alessandro Paiva

      Olá, Nestor! Muito obrigado pelo comentário. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  46. Gostaria de acesso ao mapa!

  47. Sândala Azevedo

    Adorei o post. Vou em setembro fazer um tour por Portugal e Espanha, de moto com o meu marido, com 2 dias em Toledo, pois já conhecemos Madri .Gostaria de receber o mapa, pode ser?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Sândala! Vocês são muito chiques! De moto pela Europa é para poucos 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail. E exatamente agora estou terminando o post sobre Lisboa, cidade lindíssima. Posto ainda nesta semana, com marcação de mapa também. Logo em seguida, começo a escrever sobre Sintra e Coimbra, também sensacionais.

      Abraço e ótima viagem para vocês!

  48. Angela de Fátima Grande carstens

    Muito bom o post. Vou à Toledo em setembro, gostaria de receber o mapa.
    Desde já agradeço

  49. Eliane

    Gostei muito do post e das dicas. Vou à Toledo em setembro e gostaria de receber o mapa.
    Obrigada. Abraço.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Eliane! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  50. Angelo Ferrari

    Olá Alessandro,

    Adorei a riqueza de detalhes do passeio de vocês.

    Agradeço se puder me enviar o mapa de Toledo.

    Obrigado pela Atenção.

    Angelo

    • Alessandro Paiva

      Obrigado, Ângelo! Tentamos otimizar nosso passeio por Toledo, mas, como você mesmo viu, demos uma atrapalhada e gastamos mais tempo do que o devido. Mas foi ótimo, mesmo assim. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  51. Ola, achei ótima sua dica de estudar o mapa de Toledo para agilizar a visita. Pode me enviar , por favor ? Obrigada. Aguardo. Fatima

    • Alessandro Paiva

      Pois é, Fátima. Marcar o mapa é ótimo não só para localizar as atrações e facilidades, mas também para definir rotas, agrupar roteiros etc. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  52. Rita de Cássia

    Olá adorei ler o relato da sua viagem e gostaria de receber o link do mapa ,´pois em agosto passarei um dia em Toledo.Obrigada Rita

    • Alessandro Paiva

      Olá, Rita! Muito obrigado 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail. Aproveitando, como você vai a Toledo em agosto, fique atenta ao calor. Capriche no filtro solar, use ocscuro (óculos de sol em mineirês) e roupas leves. Ah, bastante hidratação, viu! Nós brasileiros costumamos achar que o verão daqui é dos piores, mas o europeu é de lascar.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  53. Martha

    Alessandro, muito obrigada pelo mapa. Desculpe não ter agradecido antes, mas estava sem acessar e-mails. Sensacional. Dá para ver tudo direitinho e facilitará muito a minha programação. Abraços.

  54. Alex Jacson Carvalho

    Opa. Estou partindo no próximo dia 20 para a Espanha. Vou a Madri curtir o show dos Stones no Bernabeu e já reservei um dia para Toledo, passagens de trem compradas e tal. Parabéns pelo post. Muitas fotos e detalhes. Excelente mesmo. Certamente irá me ajudar a montar um roteiro para esse dia. Agradeço muito. Gostaria de receber o mapa para me organizar ainda melhor. Muito obrigado. Grande abraço!!!

    • Alessandro Paiva

      É, Alex… Não basta ir à Espanha, tem que assistir a um show dos Rolling Stones em Madri! Bacana demais!

      Muito obrigado pelo comentário. Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

    • Alessandro Paiva

      Ah, e como foi o show dos Stones?!?!

      • Alex Jacson Carvalho

        Bah, foi espetacular! Fiquei num belo lugar, pista, colado no palco. O Bernabeu tava lotado, mais de 60mil pessoas. Muito emocionante para um cara que curte eles com a intensidade que eu curto. É inacreditável que quatro senhores de 70 anos tenham tanta energia e não parem durante 2hs10min de show. Grande abraço!!!

      • Alessandro Paiva

        Ah, bacana demais, hem! Imagino o tanto que isso acrescentou à sua viagem. Abraço!

  55. Alex Jacson Carvalho

    Bom dia, Alessandro. Recebido o mapa. Certamente será muito útil. Muito obrigado. Grande abraço!!!!!

  56. Rodrigo Luis

    Parabéns pelo post!!! Gostaria também do seu mapa! Muito bacana! Obrigado.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Rodrigo! Muito obrigado pelo comentário! Enviei o mapa para seu e-mail.

      Abraço e uma excelente viagem!

  57. Anna

    Gostaria de ter o mapa de Toledo e saber se é seguro uma visita a cidade sozinha.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Anna! Enviei o link do mapa para seu e-mail. Quanto a Toledo, não se preocupe. A cidade não oferece perigo, pelo menos parece. É bastante tranquila e lotada de turistas. Se sua preocupação está relacionada com a locomoção por lá, uma leitora do blog me perguntou sobre o ônibus vermelho. Eu desconhecia, mas acabei de descobrir que existe o Toledo Bus Turístico, que passa pelas principais atrações da cidade. Caso você não se sinta segura andando a pé sozinha, tente fazer o percurso utilizando este ônibus, em que você pode embarcar e desembarcar nas principais atrações da cidade pagando por um único bilhete. O site é http://www.toledocitytour.es . Qualquer outra dúvida, não se acanhe e me escreva, ok?

      Abraço e ótima viagem 🙂

  58. Sandra

    Olá Alessandro,
    “Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo” porque, certamente, iria cometer o mesmo engano – cidade pequena não precisa de roteiro!
    Obrigada pelas dicas. Muito legais!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Sandra! Eu é que agradeço a visita ao blog! Enviei o link do mapa para seu e-mail, assim você não fica tão perdida como nós, rsrsrs!

      Abraço e ótima viagem 🙂

  59. ANA MARIA BONASOLI

    Olá, adorei a descrição da cidade.Gostaria de ter aceso ao mapa de Toledo.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Ana! Acho que você vai encontrar um monte de brasileiros em Toledo, rsrsr! Nunca recebi tantas mensagens e e-mails sobre Toledo num único dia! Isso é ótimo 🙂 Daqui a pouco envio o mapa, ok?

      Abraço e ótima viagem!

  60. Marcelo

    Parabéns pela descrição detalhada que vc organizou. Apesar de pouco tempo, me parece que vc visitou muitos monumentos, Igrejas etc..
    Pretendo visitar Toledo no meio de Dezembro. Gostaria de receber o seu Mapa.

    • Alessandro Paiva

      Ôpa, Marcelo! Valeu! E tô achando que vou a Toledo novamente, também em dezembro deste ano. Estou dependendo das promoções das companhias aéreas, rsrs! Daqui a pouco passo o link do mapa para seu e-mail. Abraço e ótima viagem!

  61. Michelle De Bona

    Oi Alessandro, estou indo para a Espanha em Agosto e amei sua postagem! Fiz meu roteiro em Toledo baseado na tua postagem. Pensei em comprar o mapa local, mas já que você diz que é ruim, gostaria de receber o seu, por favor. Obrigada pelas dicas ótimas!! Email: debonamichelle@gmail.com
    Muito Obrigada, abração.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Michelle! Enviei o link do mapa para seu e-mail. Muito obrigado pelo comentário 🙂 Na verdade, o mapa que eu comprei, embora confuso, me ajudou muito, pois eu não tinha informação nenhuma. Sugiro que você adquira um, além do que eu marquei e te passei. Se tiver um smartphone, procure na loja de aplicativos por “mapa de Toledo”, “Toledo City Map”, “Toledo City Guide” etc. Costumam ser uma mão na roda! Muitos são gratuitos.

      Abraço e ótima viagem!

  62. Cesar

    Olá,

    Se possível, gostaria de receber o mapa de Toledo.

    Parabéns pelo post, muito útil para planejar uma ida a cidade.

    Abraços

    • Alessandro Paiva

      Olá, César! Enviei o link do mapa para seu e-mail. E muito obrigado pelo comentário! Aproveitando, caso você tenha um smartphone, sugiro que vá à loja de aplicativos (App Store, Google Play, etc.) e tente baixar um aplicativo de Toledo. Pesquise por “Toledo”. Você verá uma infinidade de guias/mapas gratuitos. Eles ajudam bastante.

      Abraço e ótima viagem!

  63. Eduardo Esteves

    Olá Alessandro! Adorei seu blogue sobre Toledo. Foi quase uma visita real a essa cidade. Eu sou português vivo em Matosinhos , cidade junto ao Porto. Estou a começar a preparar uma visita a Toledo e mais cidades próximas de Madrid. Espero hospedar-me lá cerca de dez dias sendo três para conhecer bem todo Toledo e depois daí partir para conhecer cidades como Ávila, Segóvia, Guadalajara, Aranjuez e mais se for possível.
    Será boa esta minha ideia? Vou viajar sempre em trem.
    Aproveito para pedir o envio do mapa de Toledo. Muito obrigado.
    Abraço do amigo Eduardo.

    • Alessandro Paiva

      Nossa, Eduardo! Sua viagem vai ser excelente! Coincidentemente, quando sua mensagem chegou, estávamos discutindo um destino para passar o réveillon deste ano. A Espanha foi uma das opções. Meu amigo propôs Madri com Segóvia, Toledo e Salamanca. Mas acabamos escolhendo retornar à Lisboa (amo sua terra!), Atenas e Istambul. Enfim, seu roteiro está de ótima qualidade! As cidades próximas a Madri são espetaculares. Ali, de trem ou de ônibus se vai a qualquer lugar facilmente.

      Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  64. Danielle Maia

    Oi Alessandro, adorei o relato. Toledo parece mesmo ser linda. Vou com meu marido, em jan 2015 e depois passo por aqui p/ dizer como foi…
    Pode por favor, mandar-me o mapa?
    Obrigada, Danielle

    • Alessandro Paiva

      Oi, Daniella! Muito obrigado! Toledo não parece linda, É linda! Tenho certeza que vocês vão adorar. Já enviei o link do mapa para seu e-mail, ok?

      Aguardo suas novidades, então. Se você vir alguma coisa diferente ou bacana em Toledo, compartilha com a gente 🙂

      Abraço e ótima viagem!

  65. Suzy Mary Nunes Lopes

    Oi, Alessandro, tudo bem?
    Adorei o seu post. Estarei em Madri em Dezembro/14 e, claro, não poderei deixar de visitar Toledo. Você acha que consigo fazer o bate volta em apenas meio dia? O que você mais recomendar visitar?
    Por gentileza, você pode enviar o mapa?

    Muito obrigada!!!

    abraços

    Suzy

    • Alessandro Paiva

      Oi, Suzi! Obrigado pelo comentário 🙂

      Olha, um dia é suficiente, mas meio é complicado. Mesmo que você faça as visitas correndo, não vale a pena. Quando digo um dia, refiro-me a uma manhã mais uma tarde. Aí dá para visitar muita coisa. Agora, somente uma manhã ou somente uma tarde, fica inviável. Assim, você somente passaria por lá, sem conhecer a cidade direito.

      Na minha opinião, as principais atrações de Toledo são a Catedral de Toledo, o Mosteiro de São João dos Reis, o Museu de Santa Cruz e o Paseo Del Miradero, de onde se tem ma vista espetacular.

      Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

      • Suzy Mary Nune Lopes

        Muito obrigada pela dica e pelo mapa!!!!! 🙂

      • Alessandro Paiva

        Por nada, Suzy! Se tiver um smartphone, tente baixar algum aplicativo sobre Toledo. Esses guias, mapas e demais funcionalidades ajudam bastante. A maioria é gratuita.

  66. Alex Jacson Carvalho

    Olá. Alessandro. Estive em Toledo dia 24/06/2014 e achei a cidade maravilhosa. Peguei o trem de Madrid na parte da manhã (8hs) e retornei à tarde (16hs). Foi um “bate e volta” sensacional. Achei a cidade linda, gostei muito da Catedral e do Museu das Armas (que fica no Alcázar). Foi maravilhoso e escrevo para agradecer as preciosas dicas do teu post e também o mapa que me enviaste. Parabéns pelo teu excelente trabalho e muito obrigado. Abraço!!!!!

    • Alessandro Paiva

      Pôxa, Alex! Eu é que agradeço! E bacana você ter visitado o Museu das Armas. Na próxima eu passo lá.

      Mais uma vez, obrigado pelo comentário. Grande abraço e boa viagem sempre!

  67. sandra

    Alessandro, adorei suas dicas! Irei a Toledo no final de outubro. Como rodaremos de carro, estou em dúvida se deixo o carro em Madrid e pego um trem para um bate-e-volta à Toledo, ou se vou de carro de durmo uma noite em Toledo – nosso destino será Lisboa depois.
    “Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo”, meu email é sandra.kroetz@hmail.com

    • Alessandro Paiva

      Oi, Sandra! Obrigado pelo comentário! É, você tem duas ótimas opções para ir a Toledo. Não sei como seria ir lá de carro, mas com veículo próprio é sempre prático. De qualquer forma, de trem é ótimo, rápido e barato. Daqui a pouco envio o link do mapa de Toledo para seu e-mail. Tenho o de Lisboa também. Aproveito e envio o link dele.

      Abraço e uma ótima viagem para vocês 🙂

      • sandra

        Bom dia Alessandro! Estou aguardando o link dos mapas de Toledo e Lisboa!! Vou passar também por Porto, Maceda, Compostela, Santander, Bilbao e Madrid. Se vc tiver dicas, agradeço!!! bjs!

      • Alessandro Paiva

        Já enviei, Sandra. Se não chegaram, me avisa. E pelo visto sua viagem será sensacional! Dessas cidades que você mencionou, fui só a Madri. Lá é bom demais! Abraço!

      • Alessandro Paiva

        Sandra, reenviei os links dos mapas. Você havia me passado seu e-mail errado. Mas conferi nas configurações do blog e acho que agora foi 🙂

        Abraço!

  68. Katia Maciel

    Oi Alessandro

    Suas informações vão ser muito úteis.
    Estou indo para a Espanha no fim de setembro, e Toledo já estava na nossa programação.
    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo

    • Alessandro Paiva

      Oi, Kátia! Muito obrigado 🙂 E você fez muito bem incluindo Toledo no seu roteiro. Dos posts que tenho no blog, é uma das cidades mais procuradas. Já enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  69. Elki Drean

    Alessandro, Adorei o relato.
    Gostaria de receber o mapa, pois estarei em Madrid no início de agosto, e Toledo está no roteiro.
    Muito obrigada

    • Alessandro Paiva

      Oi, Elki! Obrigado pelo comentário 🙂

      Mande um grande abraço para Madri! Estou doido para voltar lá… Toledo então…

      Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  70. Nina

    Alessandro, excelente post! Vou a Madrid no fim do ano e espero visitar Toledo. Gostaria muito de receber o mapa! Obrigada. :}

    • Alessandro Paiva

      Oi, Nina!

      Obrigado pelo comentário! Enviei o link do mapa para seu e-mail. E para facilitar sua viagem tanto para Toledo quanto para Madri, além de consultar blogs e sites, sugiro que você baixe aplicativos gratuitos das duas cidades. Seja na App Store (iPhone) ou na Google Play (Androide), consulte por “Madri” ou “Toledo”. Costuma ter muita coisa boa. Eu gosto do TripAdvisor City Guides. Já com este aplicativo, baixo o guia de cada cidade separadamente. É gratuito. E isso não é um jabá, rsrsrsr!

      Abraço e ótima viagem 🙂

  71. Mônica

    Nossa que roteiro legal!! Parabéns. Fiquei encantada ainda mais. Estou indo neste inicio de agosto para toledo- você poderia me enviar o mapa?? Please!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Mônica! Que bom que você gostou 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  72. monica

    Nossa que legal, parabéns pelo blog e pelos relatos. Estou louca para conhecer a cidade agora em agosto passei uma temporada pela europa e irei a toledo. Vc poderia me fornecer o mapa? Muitooo obrigada. Bjos

    • Alessandro Paiva

      Oi, Monica! Obrigado pelo comentário! Como você vai a Toledo em agosto, lá vai estar um calor só, portanto não economize no filtro solar e na água! Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  73. Boa tarde, estou indo pra toledo agora no inicio de agosto. Vc poderia me enviar o mapa? Adorei as sujestões de vcs. abraços, e obrigada

    • Alessandro Paiva

      Olá, Alexsandra! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail. Lembrando que você irá à Europa em uma época quente, então não se esqueça do filtro solar, boné/chapéu e de hidratar-se.

      Abraço e ótima viagem!

  74. Douglas Schulz

    Boa dia Alessandro. Parabéns pelo blog, dentre todas as páginas visitadas com sugestões do que visitar em Toledo, a sua considero a melhor. Vou viajar para Toledo dia 31, você poderia me enviar o mapa? Obrigado

    • Alessandro Paiva

      Olá, Douglas! Obrigado pelo comentário! Vai pra Europa em dias quentes, hem! Não esqueça do filtro solar, do boné e da hidratação.

      Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  75. Karen

    Ola Alessandro, poderia me enviar um mapa de Toledo? Estou indo na proxima semana e pretendo passar um dia por la… Obrigada! Karen

    • Alessandro Paiva

      Oi, Karen! Obrigado pela visita ao blog 🙂 Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail. Lembrando: filtro solar, chapéu, óculos escuro e hidratação!

      Abraço e ótima viagem!

  76. Rogelia

    Olá Alessandro,
    Na próxima semana vou passar uns dias a Espanha e uma das cidades a visitar será Toledo. Como sempre gostei imenso do seu roteiro e se fosse possível gostaria de receber o mapa.
    Fique bem e um abraço,
    Rogélia

  77. Valdicler

    Olá Alessandro
    Em meados de Setembro viajo com meu esposo à Espanha por 10 dias, vamos a Madri, Barcelona e Valência e se tinha alguma sobre ir a Toledo, tuas dicas foram fundamentais para incluí-la no roteiro. Agradeceria se vc enviasse o link do mapa. Outro detalhe, nesta época ainda faz muito calor??
    Parabéns pela tua gentileza em responder aos que mantém contato, percebi que você é bastante atencioso neste sentido!
    Abraço, Valdicler

    • Alessandro Paiva

      Olá, Valdicler! Muitíssimo obrigado pelo carinho! E você não imagina o prazer que tenho em responder às mensagens dos leitores 🙂 ! Fico contente também por ter motivado sua ida a Toledo. Tenho certeza de que vocês vão adorar!

      Quanto à temperatura, em setembro, o calor começa a amenizar na Espanha. Em julho e agosto é que a coisa pega, rsrsr! Mas, mesmo assim, não deixe de usar filtro solar, roupas leves, chapéu/boné e de se hidratar. Lembro de quando eu morava em Roma, que todo dia meu nariz sangrava de tanto calor e secura.

      Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem para vocês!

  78. Rodrigo

    Valeu muito pelas dicas! Passarei um dia inteiro em Toledo, tentando aproveitar cada calle e seus monumentos! Fico no aguardo do mapa de Toledo.

    • Alessandro Paiva

      Eu é que agradeço, Rodrigo! Daqui a pouco passo o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço, uma ótima viagem e bom proveito de cada calle!

  79. Johnny

    Caro Alessandro,
    Excelentes dicas! Ainda estava um pouco na dúvida se iria ou não à Toledo.
    Após ver seu post, estou certo que terei que fazer essa visita.
    Agradeço seu relato e Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.

    Desde já agradeço

    • Alessandro Paiva

      Olá, Johnny! Obrigado pelo comentário! Toledo é uma ótima escolha para quem vai à Espanha. É perto de Madri, de fácil acesso e muito bonita. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  80. Glauco barreto

    Caro Alessandro, estarei visitando Toledo com a minha esposa numa viagem em comemoração aos nossos 10 anos de casado, adorei o seu texto e fotos, se possível me envia (glaucobarreto@uol.com.br) o mapa para que possamos aproveitar a visita, já que estaremos como vcs lá por apenas um dia. Grato

    • Alessandro Paiva

      Olá, Glauco! Comemoração em grande estilo, hem! Enviei o link do mapa de Toledo para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem para vocês!

  81. wrsula

    ola,
    Adorei o seu relato sobre vista a Toledo, muito legal mesmo. Estou querendo incluir no meu roteiro. “Gostaria de receber o mapa de Toledo”receber. Grata

    • Alessandro Paiva

      Olá, Wrsula! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  82. Roberta Gadea

    Gostaria de receber o mapa de Toledo, pois estou indo lá no final de setembro e com ele ficaria mais fácil de me achar!! Adorei teus comentários!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Roberta! Muito obrigado pela visita ao blog e pelo comentário! Enviei o link de acesso ao mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  83. Luciana

    Olá Alessandro! Obriga por dividir a sua a sua aventura por Toledo!rs… Moro em Portugal e vou fazer a rota Lisboa-Madrid de carro, e fiquei muito entusiasmada com a possibilidade de conhecer Toledo. Agradeço se puder me enviar o mapa.
    Olha, e na próxima volta por Portugal não deixe de conhecer Évora e o a região do Porto!
    Abraço e ótimas viagens.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Luciana! Eu é que agradeço! E não vejo a hora de voltar a Lisboa. Amo essa cidade, e sua sugestão me motivou a retornar ainda mais. Com certeza incluirei Évora e Porto e ficarei uma noite em Coimbra. Aquilo é bom demais :-).

      Daqui a pouco envio o link com o mapa de Toledo para seu e-mail. Abraço e ótima viagem 🙂

  84. Cleusa Bianco

    Oi, Alessandro, obrigada por todas as dicas, muito completo. Mas ,evidente que complicado sem um mapa. Então , por favor, me envie o link. Abraços

    • Alessandro Paiva

      Oi, Cleusa! Muito obrigado pela visita ao blog. E não se preocupe. Mesmo que minha jornada em Toledo tenha sido confusa, andar lá é bem tranquilo. Basta um pequeno planejamento. Daqui a pouco, envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  85. Tayani

    Gostaria se ter acesso ao mapa de Toledo

  86. Flávia Pereira

    Parabéns pelo ótimo roteiro!

    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo

    • Alessandro Paiva

      Olá, Flávia! Muito obrigado pela visita ao blog 🙂 Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  87. Henderson

    Olá!
    Muito bom o seu blog! Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.

    Henderson

    • Alessandro Paiva

      Obrigado, Henderson! Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  88. Fernanda

    Olá Alessandro!

    Parabéns pelo post, super detalhado e com fotos ótimas!

    Por favor, gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo!

    Obrigada!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Fernanda! Muito obrigado 🙂 Somente estando em Toledo para ver o quanto ela é bonita. Conforme eu disse para um dos leitores, a cidade é mais bacana que qualquer relato, e as fotos jamais irão traduzir o que se vê por lá. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  89. Ferna

    Olá! Toledo já estava na meu roteiro, e agora estou ainda mais animado. O blog é ótimo, parabéns!

    Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Ferna! Muito obrigado! Quando você chegar a Toledo, verá que é bem mais bacana do que qualquer relato. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  90. Regina

    Olá, está perfeitamente explicado seu roteiro de Toledo, acho que por ter ficado um dia você conheceu muitos lugares, segunda-feira estarei lá, gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo, obrigada

    • Alessandro Paiva

      Oi, Regina! Muito obrigado! Expliquei perfeitamente as manotas que dei, rsrsrs! Na póxima ida à Toledo, estarei mais atento. Enviei o link do mapa para seu e-mail. Bom passeio, aproveite Toledo por mim 🙂

      Abraço!

  91. carla cristina cerqueira

    oi
    gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo!
    grde abraço
    Carla

    • Alessandro Paiva

      Oi, Carla! Enviei o link do mapa para seu e-mail. Aproveite Toledo ao máximo!

      Abraço e ótima viagem 🙂

  92. Ana

    Bom dia Alessandro. Gostei muito de seus comentário sobre Toledo. Acabei revendo os meus planos. Então no dia 19/09 estaremos indo para Barcelona e de lá até Madri. Estou com vontade de alugar um carro e seguir para Toledo e no dia seguinte ir á Ávila e Segóvia. Ajudaria muito se vc pudesse me enviar o link com o mapa de Toledo. Desde já , Obg.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Ana! Viagem bacana a sua, hem! Aproveite bastante, a Espanha é sensacional! Já enviei o link para acessar o mapa de Toledo para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  93. Ana Sáles

    Olá! Irei para Toledo mês que vem e adorei as dicas! Gostaria de ter acesso ao mapa de Toledo!

    • Alessandro Paiva

      Olá, Ana! Muito obrigado pela visita ao blog. Enviei o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima estadia em Toledo 🙂

  94. Raquel

    Olá, Alessandro.
    Adorei as dicas que deu. Gostaria também de receber o mapa, se possível.
    Vamos pra lá final de setembro, então precisamos correr no planejamento. Kkkkk
    Agradeço desde já.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Raquel! Muito obrigado 🙂 Já já envio o link do mapa para seu e-mail. Estou impressionado com o número de brasileiros que estão indo para Toledo! Assim como você, muitos me escreveram pedindo acesso ao mapa ou tentando esclarecer algumas dúvidas. Fico contente em ajudar 🙂

      Abraço e ótima viagem para vocês!

  95. Carmen Fernandez

    Oi Alessandro, parabéns pelo relato. Sempre tive muita vontade de conhecer Toledo (acho que já vivi por lá um dia…Rs) e gostaria de receber o seu mapa para fazer meu roteiro para viagem que pretendo fazer em 2015. Vou tentar ao menos dois dias lá em Toledo. Obrigada.
    Carmen

    • Alessandro Paiva

      Oi, Carmem! Muito obrigado! Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail. Dois dias em Toledo estão de bom tamanho, você conseguirá ver bastante coisa. Aproveite bastante!

      Abraço e ótimo planejamento de viagem 🙂

  96. LUCIANA

    oi alessandro, gostaria de ter ao acesso do mapa! é possivel fazer tudo a pé? tem onibus que sai da estação de trem até no centro?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Luciana! Com exceção do táxi que pegamos na estação até o centro histórico, fizemos todo o passeio a pé. O ônibus Toledo Centro Directo
      (Zocodover) também leva ao centro histórico. Quanto ao centro, tudo é muito pertinho e caminhar em Toledo é sensacional. Dentro da cidade, tem o Toledo Bus Turístico, que roda pela cidade (http://www.toledocitytour.es), que também passa na estação, mas bacana mesmo é bater perna :-). Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  97. ola amigo, muito bem descrito o lugar. se puder compartilhar o mapa: wagnerknogueira@hotmail.com abs

    • Alessandro Paiva

      Oi, Wagner! Obrigado pela visita ao blog. Daqui a pouco envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  98. mieko cawamura

    Oi, Alessandro. É o primeiro post seu que li e fiquei encantada. Passarei um dia em Toledo numa viagem que farei em Novembro e gostaria de receber o mapa da cidade (mapa que está rodando, hem?). Ano que vem irei para Praga, Budapeste, Viena… e aí peço ajuda, ok?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Mieko! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Pois é, o mapa é um hit do blog, rsrsrsr! Não imaginei que fosse haver tanta solicitação dele. Daqui a pouco passo o link dele para seu e-mail. Quanto à sua viagem do ano que vem a Budapeste, Viena e Praga (que eu chamo de triângulo perfeito), terei o prazer em ajudar.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  99. Olá Alessandro,
    Vc ainda tem o mapa para disponibilizar?
    Se possível enviar-me, te agradeço.
    Abs.
    Mott

  100. Alice

    Eii Alessandro, tudo bem? Quais atrações você acha que vale mais a pena para um dia em Toledo? Gostaria de ter acesso ao mapa. Obrigada!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Alice! Os lugares aonde fomos em Toledo são os mais frequentados por turistas. Como nos atrapalhamos com o mapa, deixamos de otimizar o tempo, mas conseguimos bater uma perna boa. Se eu tivesse que lhe indicar um lugar aonde não fomos, talvez a Mezquita de las Tornerías seria uma boa opção, tendo em vista a influência muçulmana na cidade. Tem também a Casa y Museo de El Greco, artista importante na história da arte espanhola. No final do post sobre Toledo, eu cito os pontos turísticos que não visitamos. Clique neles e veja qual tem mais a ver com seu perfil.

      Daqui a pouco, envio o link do mapa para seu e-mail.

      Abraço e muito obrigado pela visita ao blog 🙂

  101. Ricardo Magalhães

    Boa noite! Estou indo a Toledo em Outubro/2014 e achei muito bem detalhada a descrição da viagem de vcs a esta cidade e gostaria de ter acesso ao mapa. Desde já agradeço.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Ricardo! Obrigado pela visita ao blog. Enviei o link de acesso ao mapa para seu e-mail.

      Abraço e ótima viagem!

  102. Edgard

    ALESSANDRO !!! Parabéns pelos detalhes, maravilhoso seu blog, irei agora em novembro libera esse link também por favor!!! Forte abraço e parabéns.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Edgard! Muito obrigado pela força! Já já envio o link do mapa para seu e-mail. Abraço e ótima viagem!

  103. Edgard

    Uma dúvida…. Pretendo chegar por volta das 10hs o retorno? Pego as 19, 20hs ou é muito tempo? Ficará muito cansativo?

    • Alessandro Paiva

      Edgard, sua proposta é suficiente para um dia. Nós chegamos um pouco mais cedo e fomos embora também mais cedo. Por você chegar lá às 10h, acho 19h um bom horário. Obviamente, no final da tarde, você estará quebrado de tanto andar, mas sabendo dosar as caminhadas fica mais fácil.

      Abraço e ótima viagem!

  104. Olá Alessandro, irei para Madri em maio e passarei 1 dia em Toledo! Gostaria de receber o mapa tb! Muito obrigado pelas ótimas dicas!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Daniel! Infelizmente tive que interromper o envio do mapa porque estava havendo muita modificação no conteúdo. Sem querer, os usuários estavam apagando os pins ou mudando de cor. Mas deixei esse mapa publicado no final do post sobre Toledo. Se não lhe servir, vou enviar um e-mail para você passando uma alternativa.

      No mais, eu que agradeço a visita ao blog 🙂

      Abraço,

      Alessandro

  105. Michelle Oliveira

    Vou a Madri em Abril e sem dúvida o seu post sobre Toledo foi o melhor que li até agora.
    Não sei se você já conseguiu um meio de enviar uma cópia de seu mapa, mas caso sua resposta seja positiva ficaria honradíssima em recebê-lo. Muito obrigada pela ajuda…

    • Alessandro Paiva

      Oi, Michelle! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Quanto ao mapa, eu costumava compartilhá-lo por e-mail, mas os usuários estavam fazendo alterações. Então tive que colocá-lo no fim do post. Vá ao final do texto e acesse o quanto quiser, sem precisar que eu o compartilhe por e-mail com você. Abraço e ótima viagem 🙂

  106. Fernanda

    Oi Alessandro, parabéns! Do jeito que foi tudo narrado, fiquei com mta vontade de conhecer Toledo. Só não entendi muito bem sb a visita.. ela foi guiada, mas apenas para algumas atrações? E vc acha que compensa fazer a visita guiada.. Sobre valores vc pode adiantar algo?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Fernanda! Obrigado por comentar 🙂 Em Toledo, chegamos sem rumo definido e sem um pingo de noção do que fazer, rsrs! Compramos um mapa na estação, pegamos um táxi até o centro histórico e por lá nos viramos. Acho as visitas guiadas bacanas, além de que são mais informativas. Todavia, prefiro andar por minha conta. Agora mesmo estou em Varsóvia. Tentei fazer o roteiro por minha conta, mas já cometi muito erro. E aqui tem um passeio guiado gratuito, em que os participantes pagam se quiser, o quanto quiser. Foi muito bacana, complementou nosso roteiro. Portanto, fica a seu critério: ir por Toledo por sua conta dará mais liberdade e flexibilidade, mas um passeio guiado será mais informativo, embora você fique sujeita ao que o guia definir. Abraço e ótima viagem 🙂

  107. Amanda Monchelatto

    Olá, adorei o post ajudou mto, mais ainda tenho uma duvida… Vou comprar pela decolar.com o passeio a toledo, e as opções de volta de trem são as 18:30 ou 21:30h, não sei o que escolher! Será que tem coisas suficentes para se fazer até a noite?

    • Alessandro Paiva

      Amanda, se sobrar tempo, aproveite! Se for para voltar tarde, visite as atrações com mais calma. Observe as coisas, leia as informações/textos sem pressa e faça seu dia render. Você irá sorver bem mais se fizer assim. Toledo tem muita coisa pra ver, mas tem que tomar cuidado com o horário de encerramento das atrações. Outra coisa que adoro fazer quando sobra tempo: sentar em uma praça, bar, café ou restaurante, tomar um vinho (na Espanha são todos ótimos!) ou um drink, observar o movimento, alternar com outra taça de vinho e por aí vai, rsrsr! Com uns tira-gostos (tapas) fica melhor ainda! Tudo com moderação, é claro 🙂 Agora, se você não bebe bebida alcoólica, procure uma casa de chá, uma cafeteria, uma lanchonete etc. Nada melhor do que ficar à toa em locais movimentados e de gente interessante. Costumo ver muito turista com seu chazinho ou taça de vinho lendo um livro, jornal ou revista. Quer coisa mais chique?! 🙂 Se você optar por isso, peça alguém para fotografá-la nessa situação e mate todo mundo de recalque, rsrsr! Brincadeiras à parte, Toledo tem mil coisas pra fazer. Seja criativa e aproveite a cidade.

      Muito obrigado pela visita ao blog. Abraço e ótima viagem! 🙂

      • Amanda monchelatto

        Hahahaha… Sim eu adooooro vinho não vou ter problema nessa parte de sentar e qualquer lugar e beber umas taçinhas rs.. E já tá comprado Toledo até as 21h não vejo a horaaaaaaaaa, embarco domingo para MADRID ainda meio perdida o que fazer primeiro, são tantas atrações e opcoes! Nossa!!!! Acho que vai ser MARAAAA rs.. Adorei o blog muito boa as informações de verdade!!! Ajuda muito quem vai pela primeira vez! Não o abandone jamais! Obrigadaaaa e até!!!!

      • Alessandro Paiva

        Amanda, você vai alucinar! Pode ter certeza! E, mais uma vez, obrigado pelo prestígio ao blog 🙂 Mande saudações minhas para a Espanha 🙂

  108. Leila Prieto

    Olá, Alessandro! Estive em Toledo em 2013, com excursão, e vimos somente alguns pontos turísticos, mas o suficiente para eu aammmaaaar essa cidade! Visitamos uma fábrica de damasquinados (umas jóias que fazem com fios de ouro ou prata e aço) e de armas… não dá pra explicar, tinha gente (adultos) que pegava as espadas e “brincava”, com os olhos brilhando! Vou voltar nesse ano, e gostaria que você me enviasse seu mapa. Provavelmente não vou conseguir andar tanto, mas vai ajudar bastante. E terei que voltar mais vezes, preciso aumentar minha coleção de espadinhas – já tenho 3! kkk pareço criança kkk abç

    • Alessandro Paiva

      Nossa, que bacana, Leila! Não ouvi falar desse lugar. Quando voltar lá, irei a essa fábrica, com certeza 🙂 Em relação ao mapa, não estou enviando o convite mais por e-mail. O pessoal estava fazendo alterações, então tive que restringir o acesso. Agora, para acessá-lo, basta ir ao final do post. Ele está disponível ali, sem restrições. No mais, muito obrigado pela visita ao blog e pelo comentário.

      Grande abraço e uma ótima viagem 🙂

  109. Vanessa

    Ola Alessandro, adorei as dicas, voce conseguiria me enviar o mapa de toledo para o email:
    vanpacchioni@yahoo.com.br

    Muito Obrigada desde já,

    • Alessandro Paiva

      Oi, Vanessa! Muito obrigado 🙂 Quanto ao mapa, deixei o acesso disponível no final do post de Toledo. Tive que interromper o compartilhamento, porque os usuários estavam alterando as marcações. Abraço!

  110. Ana Maria gonçalves

    Olá! Por gentileza, se for possível gostaria de receber dicas sobre a Espanha…e sobre o taãaaaaaaaaaaaaao comentado mapa!
    Obrigada, muito cordialmente..

    Ana Maria

    • Alessandro Paiva

      Oi, Ana! Esse mapa eu costumava enviar o convite via e-mail para acessá-lo, mas o pessoal estava alterando o conteúdo dele. Então resolvi deixá-lo disponível no final deste post. Dê uma conferida. Quanto às dicas, tudo o que sei da Espanha escrevi no blog. Vá à página inicial e confira as postagens sobre Barcelona e Madri, que são as únicas cidades espanholas que conheço além de Toledo. Abraço e muuuuito obrigado pelo comentário 🙂 Espero voltar à Espanha para poder dar mais dicas.

  111. Fernando

    Em quantas horas você cumpriu este roteiro em Toledo? Obrigado.

    • Alessandro Paiva

      Fernando, se não me engano, chegamos por volta das 9h, 10h. Lá pelas 16h , 17h já havíamos encerrado. Abraço!

  112. nair elias

    Alessandro, vou para Espanha em agosto/2015 e também quero conhecer Toledo, adorei seu tour de 1 dia.
    Gostaria de receber o link do mapa com os pontos turísticos.
    Muito obrigada!
    meu email: nairelias@hotmail.com

    • Alessandro Paiva

      Oi, Nair! Muito obrigado pelo comentário 🙂 Na verdade, não estou mais compartilhando o mapa por e-mail. Ele encontra-se disponível no final deste post. Basta clicar na imagem para acessá-lo.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  113. Pingback: História, dicas, fotos e os pontos turísticos de Toledo, na Espanha | Quero Viajar Mais

  114. Enio Savoldi

    Oi Alessandro! Parabéns pela descrição do passeio. Como iremos em abril para lá pergunto: Um dia é suficiente?

    • Alessandro Paiva

      Ôpa! Valeu, Enio! Em um dia, pude fazer muita coisa, mas deu vontade de ficar. Os restaurantes de Toledo são bem convidativos, então penso que deva ser bacana passar uma noite por lá. Mas um dia é suficiente sim. O importante é focar nos lugares que você deseja conhecer e cumprir o roteiro sem prejuízo. Abraço e ótima viagem!

  115. Fernanda Braga

    Olá Alessandro..sou fã do seu blog e já li quase tds os seus roteiros..uma delícia.Estou indo para Lisboa e Espanha no final de maio.Pretendo ficar 8 dias em lisboa seguindo o seu roteiro mais incluindo Porto. Depois 8 dias para conhecer algo da Espanha,Minha dúvida é se começo a viagem por Portugal ou Espanha.E qual o melhor para deslocar entre as cidades,carro,trem ou avião.Na Espanha gostaria de conhecer Barcelona e Toledo.Alguma dica? Valeu!!!!

    • Alessandro Paiva

      Olá, Fernanda! Muito obrigado 🙂 Seja sempre bem-vinda ao blog! Quanto à ordem das visitas, não faz muita diferença. Ambos os países são um espetáculo, de culturas parecidas. Veja o mais adequado em relação às passagens aéreas e defina seu roteiro. Eu, particularmente, fecharia qualquer roteiro pela Europa em Lisboa. Adoro aquela cidade! Mas é uma questão pessoal.

      Em relação ao transporte, em Portugal, sempre fiz de ônibus. As cidades não são distantes umas das outras. Porto, por exemplo, fica a quatro horas de Lisboa, sendo uma cidade relativamente distante. Conheço gente que rodou o país de carro e amou. Enfim, depende de você 🙂 Já na Espanha, viajei de trem. Achei bem prático e confortável, além de que a paisagem é linda!

      Tudo o que sei, postei no blog. Para saber mais, pesquise em outros sites. Tem sempre dicas diferentes. Aproveitando, esteja atenta aos pertences, ok! Há sempre uma sensação de segurança imensa nessas cidades que você vai visitar, mas os batedores de carteira são beeeem espertos!

      No mais, é isso. Abraço e ótima viagem 🙂

  116. Fernanda Braga

    Desculpe,quis agradecer seu retorno ontem,mas não deu.Estou meio enrolada para montar esse roteiro rsrs.Vou viajar com 3 pessoas com mais de 60 anos aí já viu né,tenho que maneirar nos percursos à pé.Pretendo fazer 8 dias em lisboa com passeios à Sintra,Óbidos,Coimbra,Fátima,Aveiro.Depois seguiria para Espanha até Madri..fazendo Toledo.Depois seguiria para Barcelona destino final.Qual a melhor maneira de fazer Lisboa/ Madri?Carro,trem ou avião.Quantos dias em Madri para ver o basico e algum lugar perto tipo Toledo?Ainda tem o mapa de Toledo? Como ir de Madri à Barcelona?Qtos dias em Barcelona?Disponho de um total de 21 dias.Por conta da idade dos viajantes,gostaríamos de vôos diretos mas como vamos a dois países,não consigo achar..só comprando ida e volta separado…mas aí fica muito caro…Aí,desculpe te amolar..agradeço demais sua atenção.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Fernanda! A melhor maneira de fazer Lisboa/Madri é de Avião. Pode parecer perto, mas são umas boas horas viajando. Olha esse comentário de um viajante:

      “De ônibus são 600km e leva cerca de 8h para percorrer o trecho, pois a lei européia exige uma parada a cada 2 horas. Os ônibus não possuem o nível de conforto brasileiro, com assentos leito/semi-leito e o espaço entre as poltronas é apertado.

      De trem (comboio lusitano) a viagem leva cerca de 12 horas saindo da Gare Oriente por volta das 21:00 até Madri-Atocha, chegando por volta das 8/8:30 da manhã. O trem sai de Lisboa, passa pelo entrocamento B de Coimbra e de lá segue para a Espanha. Vale a pena pelo conforto da viagem, desde que viaje em cabine leito. A classe turista é desconfortável para esta viagem.”

      Em relação ao tempo de estadia em Madri, eu ficaria no mínimo três dias na cidade e mais um em Toledo. Há muita coisa para se fazer (museus grandes, palácios), e menos que três dias seria bastante corrido e pouco proveitoso. Há algum tempo, eu enviava o link para acesso ao mapa, mas os usuários estavam alterando as marcações, então tive que suspender esse tipo de compartilhamento. Agora, para acessá-lo, basta ir ao mapa disponível no final do post.

      De Madri a Barcelona, vá de trem. A viagem é confortável e bonita. Em Barcelona, selecione pelo menos quatro dias. A cidade é cheia de atrações interessantes e você terá dificuldades em editar o passeio 🙂 Nós ficamos 4, mas precisamos de mais um.

      Abraço e não se preocupe, mão me sinto amolado 🙂

  117. Fernanda Braga

    Obrigada..mesmo!!Acha legal fazer de Madri à Porto de avião e seguir de Porto para Lisboa de carro? Aveiros e Coimbra não estão nesse trajeto? Poderíamos dormir nessas cidades?Obrigada de coração!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Fernanda! Não vejo problemas em ir de Madri a Porto de avião. Aliás, de avião, nunca se erra. Já de Porto a Lisboa, é bem tranquilo ir de carro. Nunca fiz assim, mas conheço gente que fez e gostou. Aveiro e Coimbra estão no meio do caminho. De acordo com o Google Maps, a estrada E1 faz esse trajeto. Faça uma pesquisa para entender: vá ao google maps e calcule rotas (seta azul em ângulo de 90º). Digite a partida e o destino (Porto e Lisboa, respectivamente). Vai aparecer essa orientação. Quanto a dormir nesses lugares, dependerá da vontade de vocês. O percurso até Lisboa é curto, por volta de 2h50, sem paradas. Mas Aveiro e Coimbra merecem mais do que um tour corrido.

  118. Oi Alessandro! Nossa, parabéns, foi o post mais completo de Toledo que já vi 🙂
    Também adorei a cidade, principalmente as ruelinhas e a Catedral!
    Fizemos um vlog do nosso dia por lá!
    Um beijo, parabéns e sucesso!

  119. natalia maximo

    alessandro, adorei o post de Toledo, estou indo para essa cidade singular em maio e gostaria mto de ter o mapa para melhor me planejar. MTO OBRIGADA!!!!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Natália! Muito obrigado 🙂 Quanto ao mapa, não está mais disponível para compartilhamento. Os usuários estavam alterando as marcações, então tive que colocá-lo somente no final do post, assim todos podem acessá-lo sem pedir permissão, além de que não ocorrem alterações. Confere lá. Abraço e uma ótima viagem 🙂

  120. Giovanna

    OI!
    Tudo bom?
    Vc acha Toledo um passeio muito cansativo para se fazer com 2 pessoas idosas(sem problemas de locomoção,mas com 80 anos…)Como se deslocar ida e volta até a estação de trem?estarei hospedada perto da Puerta do Sol.Compra-se o bilhete do trem ida e volta?
    Grataaa.

    • Alessandro Paiva

      Oi, Giovanna! Bem-vinda de volta 🙂

      Toledo jamais será cansativa 🙂 É tudo tão lindo que a gente esquece a fadiga, rsrsr! Da estação, pegamos um táxi até centro histórico e fizemos todo o passeio a pé. O ônibus Toledo Centro Directo (Zocodover) também leva ao centro histórico, mas achei o táxi mais prático e mais rápido. Quanto ao centro, tudo é muito pertinho. Se achar melhor não bater perna, dentro da cidade, tem o Toledo Bus Turístico, que roda pelos principais pontos (http://www.toledocitytour.es), que também passa na estação.

      A passagem de trem compramos antes de embarcar, tanto na ida quanto na volta. Os trens estavam bem vazios. No entanto, fui em baixa temporada. Se você conseguir comprar com antecipação (via internet ou na própria estação), acho mais prudente.

      Abraço e ótima viagem 🙂

  121. Giovanna

    Olá!
    Tudo bom?
    Vc acha Toledo um passeio cansativo demais para ir com 2 idosas?(sem problemas de locomoção,mas com 80 anos…)Muita ladeira e lugares ruins de andar?Vale a pena comprar o passe para a Catedral?Pretendemos ir dia 4/06…estaremos hospedadas perto da Puerta do Sol…como se deslocar ida e volta para a estação do trem?Se compra logo o bilhete de ida e o de volta?
    Muito obrigada!!

    • Alessandro Paiva

      Oi, Giovanna! Como eu disse na outra mensagem, Toledo jamais cansa 🙂 Tem morros e elevações, mas dosando bem as caminhadas vocês conseguem. Quanto ao bilhete da Catedral, vale muitíssimo a pena! É a catedral mais bonita do mundo.

      A estação de trem para ir a Toledo chama-se Atocha. Para chegar até ela, na estação de metrô Sol (na Puerta do Sol), pegue a linha 1 (azul) no sentido Congosto e desça na estação Atocha. É bem perto.

      Conforme te respondi em outra msg, compramos o bilhete de trem no momento do embarque, mas era baixa temporada. Veja a dica do Ricardo Freire:

      “Como chegar: os trens rápidos (AVE) a Toledo saem da estação Atocha e cumprem o trajeto em apenas meia hora. A estação de Toledo fica fora da cidade; logo à direita, na calçada, você vai encontrar um ponto de ônibus onde passam as linhas 61, 62 e 63, que levam à cidade murada. Desça na segunda parada, que é justamente na Praça Zocodover, onde você já pode pegar o seu mapinha no posto de informações turísticas. Ao comprar a passagem de ida (no site da Renfe), já compre a da volta; os trens do fim da tarde lotam logo, e voltando de ônibus leva-se o dobro do tempo. Chegue o mais cedo possível para pegar a cidade com poucos turistas.”

      Portanto, tente comprar os bilhetes antecipadamente pelo site da Renfe ou na própria estação Atocha, assim você garante o seu passeio 🙂

      Abraços!

  122. Margarida

    Adorei o post e como vou pra agora em julho gostaria de receber o mapa com as atrações, pretendemos ir direto do aeroporto e dormir uma noite lá não tem indicação de hotel né?

    • Alessandro Paiva

      Oi, Margarida!

      Muito obrigado pelo comentário 🙂 Desculpe na demora ao responder. Em relação ao mapa, não estou mais fazendo o compartilhamento por e-mail. O mesmo pode ser visualizado no final desta postagem. Se você tiver uma conta no Google, pode acessá-lo clicando nele, salvá-lo e fazer suas próprias alterações. Quanto ao hotel, como meu roteiro foi bate e volta, não passei a noite por lá, então não tenho informações sobre hospedagem. Mas pesquise no Booking.com, Trivago ou mesmo AirBnb (meu favorito) e escolha uma hospedagem no centro histórico. Veja estas sugestões do Expedia: https://www.expedia.com.br/Toledo-Hoteis.d6152580.Guia-de-Hoteis

      Se tiver dúvidas, me escreva de novo que tento te ajudar, ok?

      Abraço e ótima viagem 🙂

  123. Rodolfo

    Ola Alessandro! Excelente tudo o que voce postou !!! Melhor impossivel!! Eu estarei indo en setembro. Penso ficar um dia. Chegar de manhã desde Madri e voltar no final do dia. Qual o mehor horario para ir e para voltar? melhor de trem o de onibus? sabe se tem trem desde toledo para Sevilha ou Cordoba?
    Obrigado antecipadamente pela sua resposta.
    Rodolfo

    • Alessandro Paiva

      Olá, Rodolfo! Seja bem-vindo ao blog! Obrigado pelo comentário!

      Provavelmente você fará um bate-volta a Toledo, certo? De qualquer forma, quanto mais cedo ir e mais tarde voltar, melhor. É claro que, se for muitíssimo cedo, muita coisa estará fechada. Um passeio com início às 9h – não mais tarde que 10h – é um bom começo. Não me lembro qual horário embarcamos, mas se você pegar o trem das 8h50 em Madri, chegará a Toledo pouco depois das 9h20, que é um bom horário. Os trens começam a operar a partir das 6h50, de uma em uma hora. Para retornar, o último trem deixa Toledo às 21h30, mas se você pegar o das 17h35 (tem 18h25, 19h20…), terá tempo suficiente para explorar a cidade.

      De trem é bem mais prático. Quanto aos trajetos até Sevilha ou Córdoba, tem trem sim, mas os horários são limitados, geralmente com partidas somente pela manhã, dependendo do dia da viagem. Consulte no site da Renfe em http://www.renfe.com/viajeros/index.html

      Abraço e ótima viagem!

  124. ALESSANDRA PEXE DE ANDRADE NOGUEIRA

    Viajando com vcs!!! Que maravilha de blog! Obrigada por compartilhar essa estonteante viagem com a gente

    • Alessandro Paiva

      Oi, Alessandra! Muito obrigado 🙂 É sempre um prazer contar sobre nossas aventuras. E provavelmente fui injusto com Toledo, porque a cidade é muito mais bacana do que relatei. É preciso ir para conferir. Se passar por lá, uma ótima viagem para você 🙂

  125. Alice Sigfel

    Oi, Alessandro! Adoro seu blog e os relatos sempre divertidos e bem detalhados, que com certeza ajudam muitos viajantes, como eu! Farei um bate-volta de Madri a Toledo no mês que vem e gostaria de receber seu mapa de Toledo! Desde já, muito obrigada! =)

    • Alessandro Paiva

      Oi, Alice!! Muito obrigado pelo prestígio ao blog 🙂 O mapa agora fica disponível no final do post. Você pode visualizá-lo na janelinha dentro do blog ou abri-lo no Google Maps. Abraço e ótima viagem 🙂

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: